• Vagas nesta semana em Assis vão de vendas a área técnica, com opções para PcD; confira as oportunidades
  • Friozinho permanece: confira como fica o tempo em Assis nesta semana; veja a previsão
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 16:48h • 09 de dezembro de 2024

Lançada cartilha com orientações para entregadores, clientes e empresas

Publicação, disponível no formato impresso e digital, estimula boas práticas e cordialidade nas relações, além de orientar sobre direitos e deveres dos clientes, dos trabalhadores e dos estabelecimentos

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Jamile Ferraris/MJSP

A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.
A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ifood e a organização global de advogadas negras Black Sisters in Law lançaram, na sexta-feira (6), a Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça para entregadores, clientes e estabelecimentos. A elaboração do material, que traz informações sobre direitos e estimula boas práticas e cordialidade nas relações, contou com o apoio técnico da Secretaria de Acesso à Justiça (Saju).

“Quem constrói as políticas de justiça são aquelas pessoas que vão ser afetadas por elas. Precisamos colocar os trabalhadores na centralidade dessa discussão, engajar a sociedade e cobrar responsabilidade social das empresas”, afirmou a secretária Sheila de Carvalho, durante a solenidade de lançamento da cartilha, no Palácio da Justiça, em Brasilia (DF). Ela destacou a importância de escutar e dialogar com trabalhadores, sociedade civil e empresas para a construção de políticas de justiça e maior acesso a direitos.

A gerente de impacto e sustentabilidade do Ifood, Tatiane Alves, por sua vez, ressaltou a preocupação com os crescentes casos de discriminação e de violência registrados no aplicativo. Para ela, é importante tratar do letramento em direitos para todos os agentes do ecossistema do delivery: aplicativo, entregadores, clientes e restaurantes. “Esperamos deixar esse material como um legado para toda a sociedade e, assim, fomentar boas práticas”, disse.

Central de atendimento

Uma das iniciativas do aplicativo, em parceria com a Black Sisters in Law, foi a criação de uma central de atendimento jurídico e psicológico em 2023. Segundo a advogada e fundadora da organização, Dione Assis, o serviço já atendeu mais de 500 casos de discriminação e violência.

Na opinião dela, a cartilha servirá como uma espécie de extensão do trabalho feito pela central, auxiliando os entregadores a identificarem crimes e buscarem a reparação de danos materiais e morais.

“Nosso maior desafio é acabar com esse sentimento de naturalização das violências, que é tão arreigado nessa profissão. Não podemos nos acostumar com a impunidade” disse. Ela ressaltou que é fundamental que os trabalhadores denunciem e registrem as ocorrências. “Isso impacta diretamente nas políticas de segurança pública”, alertou Dione.

O primeiro-secretário da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno, Abel Rodrigues dos Santos, reforçou a importância do Poder Público e das empresas dialogarem com quem está na rua 24 horas por dia.

“As ações que combatem o racismo e as agressões aos trabalhadores de aplicativos precisam começar a ser feitas com aqueles que utilizam o serviço e não apenas com os trabalhadores. Nós já sabemos e sentimos isso na pele diariamente”, alertou.

Orientações direcionadas

A cartilha aborda temas como letramento racial e discriminação e ensina como identificar e denunciar situações de preconceito no cotidiano. O material também mostra como agir em abordagens policiais.

Para os entregadores, há dicas importantes sobre segurança no trânsito, como uso do capacete, respeito aos limites de velocidade e sinalização de manobras.

Em relação aos clientes, a cartilha traz informações que reforçam a necessidade de cordialidade e respeito ao ponto de entrega do pedido (que deve ser na portaria do condomínio ou no portão da casa), as ações de prevenções contra golpes e o canal de denúncias pelo aplicativo.

A publicação também estimula que os estabelecimentos tenham uma relação positiva com os entregadores e funcionários, com orientações sobre o uso correto da funcionalidade para evitar que o entregador fique esperando muito tempo pelo pedido.

A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 11:40h • 07 de julho de 2025

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Redução do prazo prescricional também fica extinta

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:08h • 07 de julho de 2025

Férias escolares com pais separados: como garantir o bem-estar emocional das crianças no revezamento

Especialista alerta para a importância de colocar as necessidades infantis acima dos conflitos pessoais, com planejamento, diálogo e respeito durante o período de férias

Descrição da imagem

Educação • 10:37h • 07 de julho de 2025

Qualifica SP tem mais de 500 vagas em cursos gratuitos no estado; inscrições encerram hoje

Inscrições estão abertas e encerram hoje

Descrição da imagem

Classificados • 10:22h • 07 de julho de 2025

Vagas nesta semana em Assis vão de vendas a área técnica, com opções para PcD; confira as oportunidades

Oportunidades incluem logística, vendas, contabilidade, cuidados, eletrônica e área comercial com possibilidade de trabalho híbrido

Descrição da imagem

Classificados • 09:49h • 07 de julho de 2025

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Saiba quem tem direito e quais documentos devem ser enviados online

Descrição da imagem

Cidades • 09:10h • 07 de julho de 2025

Tarumã promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres com foco em políticas públicas

Evento será realizado nos dias 24 e 25 de julho no CIEC e convida a população a debater igualdade, democracia e avanços para as mulheres

Descrição da imagem

Saúde • 08:54h • 07 de julho de 2025

Envelhecimento saudável: especialista revela que 80% depende de escolhas diárias na menopausa

Especialista explica que escolhas diárias influenciam mais do que genética no bem-estar de mulheres durante o climatério e a menopausa

Descrição da imagem

Cidades • 08:23h • 07 de julho de 2025

Florínea oferece curso gratuito de turismo rural com inscrições abertas na Casa da Agricultura

Aulas acontecem nos dias 10 e 11 de julho e buscam fortalecer o turismo sustentável, gerar renda e valorizar o patrimônio cultural do município

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?