• Incêndio florestal no Morro do Diabo deixa anta ferida e caso mobiliza Apass em Assis
  • Entenda como é formado o Conselho Municipal de Turismo de Assis
  • Florínea realiza audiências públicas para discutir orçamento municipal e investimentos nesta quarta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 16:48h • 09 de dezembro de 2024

Lançada cartilha com orientações para entregadores, clientes e empresas

Publicação, disponível no formato impresso e digital, estimula boas práticas e cordialidade nas relações, além de orientar sobre direitos e deveres dos clientes, dos trabalhadores e dos estabelecimentos

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Jamile Ferraris/MJSP

A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.
A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Ifood e a organização global de advogadas negras Black Sisters in Law lançaram, na sexta-feira (6), a Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça para entregadores, clientes e estabelecimentos. A elaboração do material, que traz informações sobre direitos e estimula boas práticas e cordialidade nas relações, contou com o apoio técnico da Secretaria de Acesso à Justiça (Saju).

“Quem constrói as políticas de justiça são aquelas pessoas que vão ser afetadas por elas. Precisamos colocar os trabalhadores na centralidade dessa discussão, engajar a sociedade e cobrar responsabilidade social das empresas”, afirmou a secretária Sheila de Carvalho, durante a solenidade de lançamento da cartilha, no Palácio da Justiça, em Brasilia (DF). Ela destacou a importância de escutar e dialogar com trabalhadores, sociedade civil e empresas para a construção de políticas de justiça e maior acesso a direitos.

A gerente de impacto e sustentabilidade do Ifood, Tatiane Alves, por sua vez, ressaltou a preocupação com os crescentes casos de discriminação e de violência registrados no aplicativo. Para ela, é importante tratar do letramento em direitos para todos os agentes do ecossistema do delivery: aplicativo, entregadores, clientes e restaurantes. “Esperamos deixar esse material como um legado para toda a sociedade e, assim, fomentar boas práticas”, disse.

Central de atendimento

Uma das iniciativas do aplicativo, em parceria com a Black Sisters in Law, foi a criação de uma central de atendimento jurídico e psicológico em 2023. Segundo a advogada e fundadora da organização, Dione Assis, o serviço já atendeu mais de 500 casos de discriminação e violência.

Na opinião dela, a cartilha servirá como uma espécie de extensão do trabalho feito pela central, auxiliando os entregadores a identificarem crimes e buscarem a reparação de danos materiais e morais.

“Nosso maior desafio é acabar com esse sentimento de naturalização das violências, que é tão arreigado nessa profissão. Não podemos nos acostumar com a impunidade” disse. Ela ressaltou que é fundamental que os trabalhadores denunciem e registrem as ocorrências. “Isso impacta diretamente nas políticas de segurança pública”, alertou Dione.

O primeiro-secretário da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno, Abel Rodrigues dos Santos, reforçou a importância do Poder Público e das empresas dialogarem com quem está na rua 24 horas por dia.

“As ações que combatem o racismo e as agressões aos trabalhadores de aplicativos precisam começar a ser feitas com aqueles que utilizam o serviço e não apenas com os trabalhadores. Nós já sabemos e sentimos isso na pele diariamente”, alertou.

Orientações direcionadas

A cartilha aborda temas como letramento racial e discriminação e ensina como identificar e denunciar situações de preconceito no cotidiano. O material também mostra como agir em abordagens policiais.

Para os entregadores, há dicas importantes sobre segurança no trânsito, como uso do capacete, respeito aos limites de velocidade e sinalização de manobras.

Em relação aos clientes, a cartilha traz informações que reforçam a necessidade de cordialidade e respeito ao ponto de entrega do pedido (que deve ser na portaria do condomínio ou no portão da casa), as ações de prevenções contra golpes e o canal de denúncias pelo aplicativo.

A publicação também estimula que os estabelecimentos tenham uma relação positiva com os entregadores e funcionários, com orientações sobre o uso correto da funcionalidade para evitar que o entregador fique esperando muito tempo pelo pedido.

A cartilha será distribuída em versões impressa e digital e estará disponível nos sites do MJSP, no Ifood e no Portal do Entregador. O objetivo é chegar aos 360 mil entregadores ativos e aos 380 mil estabelecimentos e 55 milhões de clientes cadastrados no aplicativo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 15:16h • 27 de agosto de 2025

Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar

Delegacia de Repressão à Pedofilia do DHPP chegou a receber em um único dia 50 chamados; média de ligações ao Disque 100 era de 15 denúncias por mês

Descrição da imagem

Economia • 14:38h • 27 de agosto de 2025

Buscas por desconto na conta de luz crescem quase 90% em meio à bandeira vermelha patamar 2

Levantamento da Bulbe Energia mostra que Centro-Oeste e Norte lideram procura por alternativas de economia, diante de tarifas entre as mais altas do país

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:05h • 27 de agosto de 2025

Grupo Escoteiro Verbo Divino promove cidadania e inclusão em Assis; veja como participar

Com mensalidade acessível e registro gratuito, iniciativa promove convivência, valores sociais e integração comunitária

Descrição da imagem

Mundo • 13:43h • 27 de agosto de 2025

Anac orienta sobre o transporte de líquidos em voos internacionais, veja as regras

Exigência de embalagem específica para acondicionar itens na bagagem de mão vale desde 2019, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros

Descrição da imagem

Cidades • 13:10h • 27 de agosto de 2025

Cândido Mota realiza audiência pública sobre investimentos culturais pela Política Aldir Blanc

Município promove debate sobre o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc nesta quarta-feira, com participação aberta a artistas e comunidade

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 12:40h • 27 de agosto de 2025

Incêndio florestal no Morro do Diabo deixa anta ferida e caso mobiliza Apass em Assis

Primeiro caso oficial de 2025 no Estado de São Paulo reforça papel da Apass no resgate e cuidado de animais silvestres

Descrição da imagem

Cidades • 12:09h • 27 de agosto de 2025

Entenda como é formado o Conselho Municipal de Turismo de Assis

Órgão reúne poder público, sociedade civil e iniciativa privada e é requisito fundamental para inclusão da cidade no Mapa do Turismo Brasileiro

Descrição da imagem

Educação • 11:35h • 27 de agosto de 2025

USP tem inscrições abertas para residências em áreas da saúde

Programas de residência oferecem bolsas de estudo do Ministério da Saúde no valor mensal de R$ 4.106,09, com início em março de 2026

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?