Saúde • 11:23h • 19 de agosto de 2025
Laser no abdômen mostra efeito contra hipertensão ligada à menopausa
Pesquisa da UFSCar indica que técnica pode ajudar na regulação da pressão arterial
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Um estudo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Fapesp, mostrou que a aplicação de laser vermelho de baixa intensidade na região abdominal pode ajudar a combater a hipertensão causada pela queda na produção de hormônios femininos durante a menopausa.
A pesquisa foi feita em 26 ratas divididas em três grupos: um de controle, outro que passou por retirada dos ovários (para simular a menopausa) e um terceiro tratado com sessões de laser duas vezes por semana.
A técnica, chamada fotobiomodulação, utiliza luz para estimular células e tecidos. Nos testes, ela reduziu a pressão arterial, melhorou a saúde dos vasos sanguíneos e aumentou a produção de óxido nítrico, substância que ajuda a relaxar os vasos e melhorar a circulação.
Segundo o professor Gerson Rodrigues, coordenador do estudo, os resultados são promissores e indicam benefícios cardiovasculares. A equipe já iniciou um ensaio clínico com mulheres na menopausa para avaliar os efeitos em humanos. Resultados preliminares apontam melhora dos sintomas, e novas estratégias estão sendo testadas para potencializar a ação do laser, incluindo o uso de fitoterápicos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital