Variedades • 18:32h • 01 de agosto de 2025
Leilão sem medo: o que é verdade e o que é mito nesse mercado em expansão
Com 40 anos de experiência, leiloeiro esclarece equívocos comuns e mostra por que o mercado de leilões pode ser uma oportunidade real para quem busca preço baixo e segurança
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

Comprar por leilão ainda gera receio para boa parte dos brasileiros. A ideia de que se trata de um mercado arriscado, confuso e voltado apenas para grandes investidores impede que muitas pessoas descubram o potencial de economia e praticidade que os leilões oferecem. Para desmistificar esse cenário, o leiloeiro Sérgio Villa Nova de Freitas, com quatro décadas de atuação no ramo, lista os cinco maiores mitos que afastam compradores e explica por que é hora de rever esses preconceitos.
O primeiro mito é de que os leilões só oferecem imóveis e veículos ruins, que ninguém quis. Sérgio esclarece que os produtos têm origens diversas: alguns vêm de processos judiciais, outros são oferecidos por donos que preferem leiloar do que usar os meios tradicionais de venda. Isso vale tanto para imóveis quanto para veículos, muitos dos quais estão em ótimo estado ou até mesmo são novos, como os de frotas renovadas por órgãos públicos.
Outro equívoco comum é pensar que todo imóvel arrematado estará ocupado. A realidade é que muitos já estão desocupados, e mesmo quando ocupados, é possível negociar com os antigos moradores ou resolver a situação com apoio jurídico. “O comprador é orientado durante todo o processo, e na maioria dos casos, as soluções são simples e pacíficas”, afirma Sérgio.
Também se acredita que leilão é coisa de investidor. Apesar de muitos comprarem para revender ou alugar, cresce o número de pessoas que arrematam para uso próprio, buscando uma alternativa acessível diante dos altos preços dos imóveis e carros no mercado convencional.
Quanto à ideia de que é um processo arriscado ou burocrático, o leiloeiro afirma que tudo depende da empresa escolhida. Com a transparência adequada e apoio especializado, a compra pode ser segura, rápida e até feita de forma 100% online. “O segredo é procurar empresas com credibilidade. Temos uma equipe preparada para tirar dúvidas, dar suporte e guiar o cliente do início ao fim”, conclui.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital