• Assis deve ter mais dias de chuva e queda gradual nas temperaturas, confira a previsão da semana
  • Após temporal, Prefeitura de Assis suspende aulas e inicia força-tarefa nas escolas municipais nesta segunda
  • “A água chegou no meu pescoço”: morador relata drama em meio à enchente que atingiu Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 14:28h • 02 de novembro de 2025

Linhagem do sorotipo 3 da dengue entrou no Brasil vinda do Caribe e Costa Rica

Linhagem do vírus, que causou aumento de casos do sorotipo 3 a partir de 2023, foi introduzida no país em Roraima, Pará, Minas Gerais e São Paulo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Os bioinformatas James Siqueira e Alex Ranieri, do CeVIVAS, fizeram a pesquisa a partir da análise de 1.536 genomas do vírus 3 da dengue.
Os bioinformatas James Siqueira e Alex Ranieri, do CeVIVAS, fizeram a pesquisa a partir da análise de 1.536 genomas do vírus 3 da dengue.

Um estudo conduzido pelo Instituto Butantan identificou que o retorno do vírus da dengue tipo 3 (DENV-3) ao Brasil entre 2023 e 2024 ocorreu devido a múltiplas introduções internacionais, vindas de países do Caribe e da América Central, como Cuba, Porto Rico e Costa Rica. A pesquisa, realizada pelo Centro de Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), foi publicada na revista científica Virus Evolution, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de casos de dengue em 2024, sendo mais da metade confirmados em laboratório. O avanço da doença resultou em mais de 6 mil mortes.

Embora o tipo 3 represente uma fração menor dos registros, o crescimento foi expressivo: 1.694 casos em 2024, contra 106 no ano anterior. O aumento foi mais intenso nas regiões Norte e Sudeste.

Após a análise de 1.536 genomas do vírus, os cientistas identificaram a linhagem 3III_B.3.2, pertencente ao genótipo 3III, e mapearam pelo menos seis rotas independentes de entrada no Brasil. O primeiro registro teria ocorrido no fim de 2022, em Roraima, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Pará.

“Queríamos entender a origem do reaparecimento do DENV-3 e conseguimos traçar suas rotas de entrada, o que é essencial para a vigilância genômica”, explicou o bioinformata Alex Ranieri, um dos principais autores do estudo.

Pesquisas anteriores já haviam identificado o vírus em Roraima, Paraná e Minas Gerais, sugerindo o risco de uma nova epidemia. A ausência prolongada do tipo 3 — que circulou de forma limitada por mais de uma década — deixou parte da população sem imunidade, o que aumentou a vulnerabilidade a surtos em larga escala, semelhantes aos registrados em 2002.

Entre 2014 e 2022, apenas 109 casos de DENV-3 haviam sido notificados no país. O salto para mais de 100 registros em 2023 sinalizou o ressurgimento do vírus, mas até então não havia sido possível determinar de onde ele veio.

O trabalho do Butantan conseguiu identificar essas origens com base em análises filogenéticas (de linhagens virais) e filogeográficas (de circulação entre países). Os resultados mostram que as linhagens encontradas no Pará, Roraima e São Paulo vieram de Cuba, enquanto as de Minas Gerais e São Paulo se originaram em Porto Rico e Costa Rica.

“O estudo reforça a importância da vigilância em aeroportos e fronteiras, já que todas as rotas de introdução foram independentes”, destacou James Siqueira Pereira, pesquisador do Instituto Butantan e aluno da USP.

A equipe do CeVIVAS contou com a colaboração da pesquisadora Marta Giovanetti, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do pesquisador Nathan D. Grubaugh, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, que analisou dados de pacientes que haviam viajado para o Caribe.

O vírus da dengue tem quatro sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), e cada um possui variações genéticas chamadas genótipos. Ao longo do tempo, essas variantes sofrem mutações e dão origem a novas linhagens, o que ajuda a explicar a complexidade dos surtos e a importância da vigilância contínua.

A epidemia de 2023 e 2024 foi uma das mais severas das últimas décadas, impulsionada principalmente pelos tipos 1 e 2. O retorno do tipo 3 trouxe uma nova dinâmica à crise sanitária.

“As rotas aéreas entre o Brasil e o Caribe contribuíram para a reintrodução do vírus. Isso mostra que a vigilância genômica e a cooperação internacional são fundamentais para prevenir novas epidemias”, concluiu Alex Ranieri.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 12:31h • 03 de novembro de 2025

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

Elas podem causar câncer e problemas de fertilidade nos usuários

Descrição da imagem

Mundo • 12:01h • 03 de novembro de 2025

Veja como ficam as folgas e os direitos trabalhistas nos feriados de novembro de 2025

Mês contará com três feriados nacionais, mas apenas o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, cairá em dia útil e garantirá descanso geral aos trabalhadores

Descrição da imagem

Mundo • 11:38h • 03 de novembro de 2025

Alerta: não é preciso pagar ninguém para solicitar qualquer benefício do INSS

Cidadão pode resolver tudo direto com o Instituto, sem intermediários

Descrição da imagem

Saúde • 11:03h • 03 de novembro de 2025

Casos de acidentes com escorpiões disparam 150% no Brasil e acendem alerta de saúde pública

Ministério da Saúde registra mais de 126 mil ocorrências e 148 mortes em 2025; aumento está ligado às mudanças climáticas, ao lixo urbano e à falta de saneamento

Descrição da imagem

Educação • 10:43h • 03 de novembro de 2025

Etecs abrem 92 mil vagas para o primeiro semestre de 2026; inscrições vão até 7 de novembro

O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo oferece 92.355 vagas em cursos de Ensino Médio, técnico e especializações. As inscrições devem ser feitas até as 20h do dia 7 de novembro pelo site oficial do Vestibulinho, com taxa de R$ 29. A prova está marcada para o dia 30 de novembro

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 10:11h • 03 de novembro de 2025

Tecnologia revoluciona tratamento do câncer de próstata e outros tumores masculinos

Técnica mais rápida e precisa garante resultados equivalentes à cirurgia e melhora a qualidade de vida de quem enfrenta câncer de próstata, rim, bexiga ou testículo

Descrição da imagem

Educação • 09:51h • 03 de novembro de 2025

Provão Paulista: avaliação que dá acesso a 15.717 vagas no ensino superior de SP começa dia 4

Vagas são para a USP, Unesp, Unicamp e Fatecs no primeiro semestre e para novas turmas da Univesp e das Fatecs no segundo semestre de 2026

Descrição da imagem

Cidades • 09:44h • 03 de novembro de 2025

Quase 24 horas sem água: Assis vive novo apagão no abastecimento após temporal

Bairros como Jardim Morumbi e Jardim Aeroporto seguem sem abastecimento quase 24 horas depois da chuva; Sabesp atribui falha à Energisa, que confirma atendimento em curso em estação do Boa Vista

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?