Saúde • 08:51h • 23 de dezembro de 2025
Lula sanciona lei que amplia mamografia no SUS para mulheres a partir de 40 anos
Norma publicada na sexta-feira (19) no Diário Oficial da União determina que o exame será garantido a todas as mulheres a partir dos 40 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, que poderão estender o procedimento a outras faixas etárias
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1
Foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (19) a Lei nº 15.284, que amplia o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, o procedimento passa a ser garantido para mulheres a partir dos 40 anos de idade, reduzindo a idade mínima anterior, que era de 50 anos, salvo exceções.
A nova norma altera a Lei nº 11.664/2008 e assegura a realização do exame mesmo na ausência de sinais ou sintomas da doença, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, que poderá estender o atendimento a outras faixas etárias. A medida busca fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem 23% dos casos concentrados entre mulheres de 40 a 49 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação do acesso representa um avanço histórico na política de atenção à saúde da mulher e aproxima o Brasil de práticas internacionais. Em 2024, cerca de 30% das mamografias realizadas no SUS foram feitas em mulheres com menos de 50 anos, somando mais de 1 milhão de exames.
O câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata mulheres no país, com cerca de 37 mil mortes por ano. Apenas em 2024, o SUS realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias de rastreamento e 376,7 mil exames diagnósticos, reforçando a importância do diagnóstico precoce para a redução da mortalidade e a ampliação do cuidado integral às mulheres.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita