Cultura e Entretenimento • 16:44h • 21 de maio de 2025
Luta antimanicomial leva música, arte e resistência à Unesp e segue até sexta, dia 23, em Assis
Apresentação da banda Loko na Boa, feira solidária, marcha e atividades culturais marcaram a programação, que segue até sexta-feira com sarau, piquenique e show no Parque Buracão
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1 | Direitos Reservados

A Luta Antimanicomial 2025 em Assis segue mobilizando a cidade com uma série de atividades que unem cultura, arte, música e resistência. Na terça-feira, dia 20 de maio, o palco do Restaurante Universitário (RU) da Unesp Assis foi tomado pela energia irreverente da banda Loko na Boa, que apresentou um show especial durante o horário do almoço, a partir das 13h, para dezenas de estudantes e visitantes.
Entre uma música e outra, o grupo trouxe uma reflexão importante sobre saúde mental, cuidado em liberdade e a importância de romper com os estigmas que cercam os transtornos mentais. A apresentação, descontraída e cheia de simbolismos, reforçou o compromisso da luta por um tratamento digno, longe da lógica manicomial.
Além da música, o evento contou com uma feira solidária, que disponibilizou para venda itens como camisetas, livros, canecas e pulseiras de artesanato, fortalecendo a economia solidária e colaborativa que também faz parte dessa construção.
A banda Loko na Boa é formada por Nikolay, Fellina, Lício, Felipe, Luis, Eduardo, Maria Laura, Cilene, Regina, Ana Maria e José Henrique, que posaram para uma foto coletiva ao final da apresentação, celebrando o sucesso do encontro no campus universitário.
A programação da Luta Antimanicomial continua até esta sexta-feira, 23 de maio, quando ocorrerá o encerramento no Parque Buracão, a partir das 14h, com um evento que reúne apresentação musical da banda Loko na Boa, piquenique, sarau e uma performance cênica com proposta tétrica, trazendo mais uma vez a discussão sobre saúde mental para o espaço público e coletivo.
A semana tem sido marcada por diversas ações, como a FEDITA – Feira da Diversidade Trans de Assis, no Galpão Cultural, a Tribuna Livre na Câmara Municipal, além da marcha realizada no dia 21, quarta-feira, com o lema “Cuidado em Liberdade é Tratamento com Dignidade”, que reuniu dezenas de pessoas na Praça da Catedral.
As atividades seguem com diálogos, oficinas e ações formativas, como o encontro de psicólogos e profissionais da saúde nesta quinta-feira, dia 22, na ACIA, sempre reforçando que a luta antimanicomial é uma defesa permanente dos direitos, da liberdade e da dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor