• Incêndio florestal no Morro do Diabo deixa anta ferida e caso mobiliza Apass em Assis
  • Entenda como é formado o Conselho Municipal de Turismo de Assis
  • Florínea realiza audiências públicas para discutir orçamento municipal e investimentos nesta quarta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:03h • 14 de junho de 2025

Mais de 5 milhões de famílias do CadÚnico receberam antenas digitais

Programa federal substitui parabólicas e recebe pedidos até dia 30

Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

De acordo com o presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, o esforço de trocar os aparelhos gerou mais de 33 mil vagas de trabalho para instaladores e atendentes de call center em todo o país.
De acordo com o presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, o esforço de trocar os aparelhos gerou mais de 33 mil vagas de trabalho para instaladores e atendentes de call center em todo o país.

Mais de 5 milhões de famílias brasileiras de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) já receberam o kit de antenas parabólicas digitais distribuído gratuitamente por meio do programa Siga Antenado. A iniciativa do governo federal foi desenvolvida em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel Claro, Vivo e TIM, principais vencedoras do Leilão do 5G, conduzido pela Anatel em novembro de 2021.

Embora as famílias de baixa renda que ainda utilizam parabólicas tradicionais tenham até o dia 30 deste mês para solicitar a substituição gratuita de seus aparelhos, o resultado divulgado na quarta-feira (11) foi apresentado como um “balanço final” do programa Siga Antenado. A adesão aos aparelhos digitais ainda pode ser pedida pelo site ou pelo telefone gratuito 0800 729 2404.

De acordo com o presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF), Leandro Guerra, o esforço de trocar os aparelhos gerou mais de 33 mil vagas de trabalho para instaladores e atendentes de call center em todo o país.

“É um orgulho muito grande compartilhar o resultado desta jornada, [fruto de] um trabalho coletivo”, disse o presidente da EAF, uma organização sem fins lucrativos criada pela Claro, TIM e Vivo, sob a tutela da Anatel, para cumprir parte das obrigações contratuais estabelecidas no edital do Leilão do 5G.

“Apesar dos enormes desafios logísticos e operacionais, o que sempre nos moveu foi o impacto social e como fazer a diferença na vida das pessoas. São milhões de brasileiros impactados por este programa e que estão sendo beneficiados pela liberação da principal faixa de frequência do 5G e pela distribuição e instalação de milhões de antenas da nova parabólica digital”, acrescentou Guerra.

Entre as exigências impostas pela Anatel, por ocasião do leilão realizado há três anos e meio, estava a necessária “limpeza” da faixa de 3,5 GHz. Até então utilizada para a transmissão da TV aberta via satélite, a frequência foi destinada à operação do 5G. Com isso, foi preciso substituir as antenas parabólicas tradicionais por digitais, incluindo receptores, devido à migração do sinal de TV antes transmitido pela Banda C para a chamada Banda KU.

De acordo com o ministério, no início de 2022, mais de 60 milhões de brasileiros assistiam à TV aberta com o auxílio de antenas parabólicas que precisariam ser substituídas. Foi neste contexto que o Siga Antenado foi criado, “para orientar e apoiar toda a população brasileira durante a migração do sinal” e garantir a substituição e a instalação gratuita das novas parabólicas digitais para quem está inscrito em algum programa social do governo federal e já tem instalada, na sua residência, uma parabólica tradicional.

Segundo o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, além dos pouco mais de 5 milhões de kits distribuídos gratuitamente a famílias de baixa renda, já foram vendidos, por empresas privadas, em torno de 10 milhões de unidades. “Totalizando cerca de 15 milhões de residências que se valem da recepção em banda KU, o que é um número impressionante”, comentou o secretário durante a apresentação do balanço.

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, também comemorou o resultado alcançado com a iniciativa. “É expressivo alcançarmos a marca de 5 milhões de lares que receberam, gratuitamente, o novo kit da parabólica digital. São famílias que, hoje, contam com mais de 100 canais abertos, com som e imagem de qualidade, sem nenhum custo”, destacou Siqueira, comentando que cerca de R$ 3 bilhões foram destinados ao programa.

“A ação do Estado brasileiro para garantir esta mudança de equipamento é de suma importância porque, em muitos lugares, a TV aberta é o principal meio de acesso a informação, cultura e entretenimento da família. E quando garantimos o acesso a ela, garantimos dignidade”, concluiu o ministro.

Ampliação

Em maio deste ano, o Ministério das Comunicações ampliou o programa Siga Antenado, disponibilizando-o para além dos usuários inscritos no CadÚnico. A “Fase Extra” contemplará moradores de baixa renda de 323 municípios com cobertura terrestre limitada, mesmo que não possuam parabólica instalada.

Foram priorizadas cidades em 16 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins. A relação dos municípios contemplados consta da Portaria Mcom nº 17.337, publicada no Diário Oficial da União de 7 de abril deste ano.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 18:45h • 27 de agosto de 2025

Pesquisa revela que mais de 80% dos universitários enfrentam dificuldades emocionais

Estudo aponta ansiedade, depressão e distúrbios do sono como principais sintomas; especialistas defendem cuidados integrados com corpo e mente

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 27 de agosto de 2025

Assis terá final de semana cultural com teatro e oficinas gratuitas no Galpão Cultural; veja a programação

Espetáculos e atividades começam no sábado e seguem até domingo no Galpão Cultural, oferecendo opções para toda a comunidade

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 27 de agosto de 2025

Conheça estações ferroviárias que compõem o patrimônio cultural do estado de São Paulo

Brás, Luz e Pindamonhangaba são algumas das emblemáticas estações dos transportes metropolitanos que são reconhecidas como patrimônio histórico

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:50h • 27 de agosto de 2025

Espetáculo “ELA” será apresentado no Centro Cultural de Maracaí nesta quinta-feira

Peça integra a campanha Agosto Lilás e aborda diferentes formas de violência contra a mulher, dando voz a histórias silenciadas

Descrição da imagem

Variedades • 16:11h • 27 de agosto de 2025

Especialista alerta: “não existe terapia com inteligência artificial”

No Dia do Psicólogo, neuropsicóloga reforça que máquinas não substituem o acompanhamento humano e que conselhos oferecidos por IA podem ser superficiais e prejudiciais

Descrição da imagem

Cidades • 15:49h • 27 de agosto de 2025

Prefeitura de Palmital abre inscrições para programa de estágio com bolsa de até R$ 828

Oportunidades são voltadas a estudantes de cursos técnicos e superiores, com carga horária flexível e auxílio-transporte

Descrição da imagem

Policial • 15:16h • 27 de agosto de 2025

Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar

Delegacia de Repressão à Pedofilia do DHPP chegou a receber em um único dia 50 chamados; média de ligações ao Disque 100 era de 15 denúncias por mês

Descrição da imagem

Economia • 14:38h • 27 de agosto de 2025

Buscas por desconto na conta de luz crescem quase 90% em meio à bandeira vermelha patamar 2

Levantamento da Bulbe Energia mostra que Centro-Oeste e Norte lideram procura por alternativas de economia, diante de tarifas entre as mais altas do país

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?