Política • 13:10h • 02 de agosto de 2024
“Mais Mulheres no Poder”: nova cartilha visa combater sub-representação feminina na política
Material visa aumentar e qualificar o debate sobre a participação política feminina
Da Redação | Com informações do Ministério das Mulheres | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Ministério das Mulheres lançou a cartilha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”. O objetivo do material é ampliar e qualificar o debate acerca da importância da participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão, especialmente na política local. A publicação faz um resgate histórico da legislação eleitoral, apresenta dados sobre violência política de gênero e a sub-representatividade das mulheres na política nacional, além de ações do governo federal para mudar este cenário.
A cartilha foi lançada às vésperas das eleições em 5.568 municípios brasileiros e recebe apoio da Procuradoria da Mulher do Senado, da Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.
Ao longo da cartilha, são apresentados índices alarmantes sobre as desigualdades e violências contra as mulheres em um país de população majoritariamente feminina. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, e a cada 6 minutos, uma menina ou mulher é vítima de violência sexual no país. A divisão sexual do trabalho faz com que as brasileiras dediquem, em média, 21,3 horas semanais para trabalhos domésticos e de cuidados, praticamente o dobro dos homens. Em termos de representatividade feminina no parlamento, o Brasil está na 132ª posição entre 193 países, segundo a União Interparlamentar.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância da participação feminina na política para fortalecer a democracia e promover transformação social. A cartilha também conta com contribuições de senadoras e deputadas federais, que ressaltam a necessidade de conscientização da sociedade sobre a violência política contra as mulheres e a importância de instrumentos como a cartilha para reverter a sub-representação feminina nos cargos públicos.
A campanha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”, lançada durante o II Fórum Nacional de Políticas para Mulheres, faz parte das ações do Ministério das Mulheres para promover maior participação feminina na política, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Clique aqui e acesse a cartilha!
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital