Cidades • 15:41h • 26 de setembro de 2025
Marília: Prefeitura intensifica ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo
No total, há 18 casos suspeitos da doença sobre investigação pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está intensificando as ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo nesta semana. O alerta foi emitido após o aumento significativo de casos suspeitos da doença na cidade e em municípios vizinhos.
Entre as principais medidas adotadas estão: reunião on-line com profissionais de saúde para definir estratégias e apresentar o plano de contingência; envio de comunicados a agências de turismo sobre os riscos do sarampo; visitas a instituições que atendem estrangeiros e refugiados; e encontros com representantes de hospitais e UPAs para padronizar os protocolos de atendimento.
Altamente contagioso, o sarampo pode causar complicações graves, especialmente em crianças menores de 5 anos, adultos não vacinados e pessoas com baixa imunidade. Segundo a enfermeira-chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 18 outras. “A única forma eficaz de prevenção é a vacinação. A tríplice viral, disponível gratuitamente nas unidades de saúde, protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, destaca.
Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Atualmente, 18 casos suspeitos estão sob investigação laboratorial. “Todas as ocorrências estão sendo analisadas, e nossas ações preventivas estão sendo reforçadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de proteção. O sarampo pode ser fatal, mas é totalmente evitável”, alerta a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A Vigilância Epidemiológica orienta que, ao apresentar sintomas como febre, manchas na pele, tosse, coriza ou conjuntivite, o paciente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima, utilizando máscara de proteção. Também recomenda que a população confira a caderneta de vacinação e mantenha o esquema vacinal atualizado.
Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município, pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone (14) 3402-6500.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo