• Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA
  • Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:46h • 21 de janeiro de 2025

Marina destaca ações de Joe Biden diante das mudanças climáticas

Ministra diz que EUA criaram empregos nos últimos quatro anos

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Para ela, as mudanças nas políticas interna e externa dos EUA nos últimos quatro anos não apenas favoreceram o enfrentamento do problema global, como as relações da administração norte-americana dentro e fora do país.
Para ela, as mudanças nas políticas interna e externa dos EUA nos últimos quatro anos não apenas favoreceram o enfrentamento do problema global, como as relações da administração norte-americana dentro e fora do país.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou nas redes sociais o trabalho do presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, com o Brasil na defesa da democracia e no combate às mudanças climáticas. O democrata deixou a Casa Branca na segunda-feira (20), quando assume o republicano Donald Trump.

“É preciso reconhecer: [Biden] guiou sua ação no clima tendo como norte a necessidade de enfrentar mudanças climáticas, criando empregos e restaurando a integridade científica”, destacou a ministra.

Para ela, as mudanças nas políticas interna e externa dos EUA nos últimos quatro anos não apenas favoreceram o enfrentamento do problema global, como as relações da administração norte-americana dentro e fora do país.

Nos Estados Unidos, por exemplo, Marina lembrou que foram aprovadas no Congresso normas como a Lei para Redução da Inflação, conhecida como IRA na sigla em inglês, e a Lei da Infraestrutura, com o apoio de parlamentares republicanos no Congresso.

Essa última é tida como o maior pacote financeiro já aprovado nos Estados Unidos - no valor de US$ 400 bilhões – tendo como foco a transição para uma economia de baixo carbono, infraestrutura e industrialização verde.

Custo da energia

“O objetivo: reestruturar a matriz energética, diminuir o custo da energia, criar empregos e aumentar a segurança energética do país”, acentuou.

A ministra também destacou avanços em outras regulações federais que tratam de corte de metano e outros poluentes.

Para fora do país, Marina Silva lembrou do retorno dos EUA ao Acordo de Paris, que reúne ações globais em resposta à ameaça da mudança climática, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, e que os EUA são signatários desde sua criação, em 2015.

O acordo havia sido abandonado por Trump, em seu primeiro governo, e teve a reintegração do país norte-americano oficializada no início do governo de Biden.

Os esforços para a construção de um pacto equilibrado de competição e cooperação com a China foram destacados pela ministra como outro ponto significativo no enfrentamento dos impactos humanos no clima.

“Durante o governo Biden os dois países [Estados Unidos e China] tiveram consciência de que, apesar da competição, precisavam cooperar, pois são os maiores poluidores do planeta e sabem da importância da descarbonização simultânea de ambos”, acentuou.

A transversalidade da agenda ambiental a outras políticas, em especial a econômica, é considerada por Marina um dos legados do democrata, alinhado ao governo brasileiro. “A continuidade de tudo isso será um imenso desafio nos próximos anos, não só pela gravidade da emergência climática como também pela chegada de Donald Trump à Casa Branca. Fica aqui o meu reconhecimento ao papel do presidente Joe Biden”, conclui.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:01h • 03 de julho de 2025

Novas regras de segurança para chaves Pix já estão valendo

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:29h • 03 de julho de 2025

Pesquisas no espaço abrem caminho para novos tratamentos médicos na Terra

Estudos com células-tronco na Estação Espacial Internacional investigam avanços para câncer, AVC e osteoporose

Descrição da imagem

Mundo • 18:57h • 03 de julho de 2025

Atleta profissional Hugo Calderano é barrado nos EUA após viagem à Cuba; entenda o caso e o uso do ESTA

Número 3 do mundo no tênis de mesa foi impedido de usar sistema ESTA por viagem prévia a Cuba; advogado explica alternativas e recomenda planejamento

Descrição da imagem

Educação • 18:43h • 03 de julho de 2025

Cinco hábitos de criança que adultos podem adotar para aprender inglês com mais eficiência

Rede de idiomas identifica mudança no perfil de alunos e mostra como práticas infantis tornam o aprendizado mais natural e eficaz

Descrição da imagem

Esporte • 18:20h • 03 de julho de 2025

Luto no futebol: Diogo Jota e André Silva morrem em acidente de carro na Espanha

Diogo Jota, do Liverpool, e seu irmão André Silva morrem em trágico acidente de carro na Espanha

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 03 de julho de 2025

Sopa é janta? Saiba como preparar uma refeição nutritiva e equilibrada no inverno

Nutrólogo destaca benefícios das sopas e dá orientações para montar refeições nutritivas e equilibradas nos dias frios

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:12h • 03 de julho de 2025

Novo guia turístico valoriza religiões de matriz africana e indígena em SP

Publicação promove a visitação de atrativos e estimula o desenvolvimento local, potencializa novos negócios e fortalece comunidades tradicionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:41h • 03 de julho de 2025

Confira seis lugares de norte a sul do Brasil para curtir as férias de julho com crianças

Roteiros em diferentes regiões do Brasil unem diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças e adultos durante o recesso escolar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?