Educação • 09:14h • 29 de setembro de 2024
MEC amplia ações e investimentos na educação infantil no Brasil
Ministério da Educação destaca avanços na ampliação de vagas, qualidade no ensino e retomada de obras paralisadas em creches e pré-escolas
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço das principais ações voltadas para a primeira infância no Brasil. Entre as iniciativas, o MEC tem concentrado esforços na ampliação de vagas em creches, formação de profissionais da educação e desenvolvimento de programas que promovem a leitura e escrita para crianças pequenas.
Um dos destaques é o Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil (EI Manutenção), que destina recursos financeiros para os municípios custearem novas matrículas até que sejam incluídas no censo escolar. Em 2023, o programa atingiu o maior valor de repasse, com cerca de R$ 280 milhões transferidos.
Além disso, o Pacto pela Retomada de Obras prevê a conclusão de mais de 1.300 obras voltadas à educação infantil, o que resultará na criação de aproximadamente 33 mil novas vagas em creches e pré-escolas. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também vai assegurar a construção de 2.500 novas unidades até 2026.
O MEC também destacou que, a partir deste semestre, cerca de 12 milhões de livros literários serão distribuídos para escolas da educação infantil como parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), reforçando o compromisso com a formação inicial das crianças.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital