Educação • 12:31h • 12 de julho de 2025
MEC promove educação financeira para estudantes do ensino fundamental e médio
Programa Na Ponta do Lápis vai coordenar e articular a oferta de diferentes iniciativas desenvolvidas pelo governo federal para promoção da educação financeira para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) instituiu, por meio da Portaria nº 502/2025, publicada nesta quarta-feira (9), o programa Na Ponta do Lápis, voltado à promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para estudantes dos ensinos fundamental e médio de todo o país. A iniciativa busca coordenar e articular ações já existentes do governo federal nessa área, com atenção especial aos jovens beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Com foco na construção da autonomia e da cidadania crítica, o programa também pretende fortalecer temas da macroárea de economia previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como forma de contribuir para uma sociedade mais democrática, inclusiva e economicamente consciente.
Entre os principais eixos do programa estão:
- Formação continuada de educadores;
- Orientações curriculares específicas;
- Promoção e divulgação de boas práticas nas escolas;
- Monitoramento e avaliação das ações implementadas.
A adesão ao programa será voluntária, mediante assinatura de governadores, prefeitos ou representantes estaduais e municipais. O MEC atuará como articulador nacional, promovendo o alinhamento entre as esferas de governo e oferecendo apoio técnico às redes de ensino.
Para orientar a execução do programa, será criado um Comitê Estratégico, com representantes de ministérios e órgãos parceiros, como:
- Ministério da Previdência Social
- Banco Central do Brasil
- Receita Federal
- Ministério da Fazenda (Tesouro Nacional)
- Superintendência de Seguros Privados
- Comissão de Valores Mobiliários
- Caixa Econômica Federal
- Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação)
- Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação)
Além disso, novas diretrizes específicas para a inclusão das temáticas em contextos como educação especial, educação do campo, escolar indígena, quilombola e bilíngue de surdos serão elaboradas em normativas futuras.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital