Educação • 10:20h • 13 de julho de 2025
MEC receberá inscrições do Fies de 14 a 18/7
Inscrições para o segundo semestre de 2025 são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pelo Portal Acesso Único. Edital da seleção foi publicado na quarta-feira (9)
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do MEC | Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), publicou na quarta-feira (9/7) o Edital nº 16/2025, que regulamenta o processo seletivo do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 14 e 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Acesso Único.
Somadas às oportunidades do primeiro semestre, o programa oferece neste ano mais de 112 mil vagas em instituições de ensino superior privadas.
Quem pode se inscrever?
Podem participar estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Como funciona a seleção?
A classificação será feita conforme as notas do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade será dada aos seguintes perfis, nesta ordem:
- Quem nunca cursou o ensino superior e nunca teve financiamento estudantil;
- Quem nunca cursou o ensino superior, mas já teve e quitou o financiamento;
- Quem já concluiu o ensino superior e nunca teve financiamento;
- Quem concluiu e já teve financiamento quitado.
Resultado e prazos
A chamada única será divulgada em 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre 30 de julho e 1º de agosto.
Quem não for selecionado automaticamente entra na lista de espera, válida entre 5 de agosto e 19 de setembro, respeitando a ordem de classificação.
Fies Social
Nesta edição, 50% das vagas são reservadas para candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Para esses estudantes, o financiamento pode cobrir até 100% dos custos do curso.
Quem for pré-selecionado no Fies Social não precisa comprovar renda junto à CPSA, mas deverá validar as demais informações. Se houver inconsistências, poderá ser solicitada documentação adicional.
Candidatos com deficiência
Estudantes que se inscreverem para vagas destinadas a pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico, com especificação do tipo e grau da deficiência, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).
Sobre o Fies
Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies é um programa do MEC que financia cursos de graduação em faculdades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital