Cultura e Entretenimento • 14:05h • 13 de outubro de 2025
Menino Maluquinho: peça gratuita reúne arte, emoção e lição sobre participação cultural
Espetáculo encantou pela qualidade artística e reflexão sobre o valor da cultura local; presença do público durante o domingo reacende debate sobre participação em eventos culturais gratuitos
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Âncora1

O clássico infantil “O Menino Maluquinho – Lisonjeio ao Mestre”, inspirado na obra de Ziraldo, ganhou vida no palco do Teatro Municipal de Assis no domingo (12), em uma apresentação gratuita e aberta ao público em celebração ao Dia das Crianças. Produzida pelo Grupo Trapiche de Teatro, de São Paulo, a peça trouxe à cidade uma montagem marcada pelo profissionalismo, sensibilidade e capricho em cada detalhe — do figurino à iluminação, da trilha sonora à atuação precisa dos atores.
Com classificação livre e entrada franca, o espetáculo foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e contou com o acompanhamento integral do Âncora 1, que destacou a excelência artística e técnica da produção. Cada cena foi cuidadosamente construída para envolver o público, transmitindo emoção, humor e uma mensagem de valorização da infância e da imaginação — elementos centrais na obra de Ziraldo.
Apesar da chuva intensa que atingiu a cidade ao longo do domingo, especialmente entre o período da manhã e o início da tarde, o tempo já havia se estabilizado às 16h, momento da apresentação. Mesmo assim, o público foi bastante reduzido.
A baixa presença, ainda que influenciada pelas condições climáticas, traz à tona uma reflexão importante sobre o envolvimento da comunidade com a cultura local. Iniciativas como esta, promovidas de forma gratuita e com artistas de fora da cidade, representam oportunidades únicas de acesso à arte e formação de público, sobretudo entre as crianças.
O Grupo Trapiche apresentou o espetáculo com a mesma dedicação e energia de um palco lotado, evidenciando o compromisso dos artistas com o público e com a cultura. O Âncora 1 parabeniza os atores, a direção e toda a equipe técnica pelo trabalho primoroso — um verdadeiro presente artístico para Assis.
A apresentação também serve de convite à reflexão
Como sociedade, é preciso repensar o espaço que a cultura ocupa no cotidiano. Se por um lado há constantes reivindicações por mais atividades culturais, por outro, a baixa adesão a eventos gratuitos demonstra a necessidade de estimular o hábito de prestigiar e valorizar o que é oferecido à comunidade.
Nesta segunda-feira (13), o espetáculo ganha uma sessão especial voltada às escolas municipais de Assis, ampliando o acesso das crianças ao teatro e fortalecendo o compromisso da cidade com a formação cultural das novas gerações.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo