• Só 23% das inovações acadêmicas chegam ao mercado; falta de suporte jurídico trava patentes
  • Professora da FEMA lança livro sobre políticas públicas educacionais
  • Semana começa com calor de até 35ºC e possibilidade de chuva isolada na terça-feira em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 11:25h • 28 de setembro de 2024

Metodologia possibilita que pequenos estabelecimentos classifiquem a qualidade de cafés

Método simplifica avaliação e a torna acessível a pequenos produtores

Da Redação/Embrapa | Foto: Fabiano Bastos

Metodologia proporciona análise simplificada com resultados mais rápidos do que os métodos sensoriais descritivos utilizados hoje nas provas de café.
Metodologia proporciona análise simplificada com resultados mais rápidos do que os métodos sensoriais descritivos utilizados hoje nas provas de café.

Pesquisadores deixaram acessível a pequenos produtores e empresários o processo de avaliação da qualidade do café. Para isso, eles adaptaram, pela primeira vez para o produto, a metodologia chamada Perfil Descritivo Otimizado (PDO). O objetivo foi proporcionar uma opção de análise simplificada com resultados mais rápidos do que os métodos sensoriais descritivos utilizados hoje nas provas de café. Com a adaptação, a metodologia pode ser adotada por pequenos estabelecimentos comerciais, cooperativas de produtores e instituições de pesquisa.

Um dos principais diferenciais está relacionado à equipe, que pode ser composta por funcionários e consumidores de café, em vez de especialistas, com um treinamento mais simples. “As metodologias oficiais exigem diversas instâncias de avaliação, todas feitas por especialistas. Com essa alternativa, tornamos os testes mais simples e qualquer pessoa, com paladar e olfato apurados, pode participar”, informa Sônia Celestino, pesquisadora da Embrapa Cerrados (DF) e uma das responsáveis pela pesquisa.

A cientista explica que a proposta deve suprir a demanda de diferentes instituições, como fazendas produtoras do grão, cooperativas, universidades e centros de pesquisa. “As cooperativas, por exemplo, podem montar sua própria equipe de provadores para analisar seus cafés. Assim, eles terão uma avaliação que forneça informações sobre um determinado grão, para saber se vale a pena inscrevê-lo em um concurso, por exemplo”, explica.

Todas as etapas da metodologia adaptada pela Embrapa e pela Universidade de Brasília (UnB) está descrita no Manual de Análise Sensorial Descritiva de Café, no qual consta o detalhamento de cada fase, desde o recrutamento e seleção dos provadores, passando pela descrição dos materiais necessários, preparo das amostras e consolidação das notas dos grãos avaliados. A publicação foi desenvolvida a partir da dissertação de mestrado de Manuella Nascimento, no Departamento de Nutrição da UnB, sob orientação da professora Lívia de Oliveira e de Sônia Celestino.

O que faz um café especial

Para atingir a classificação de café especial, o produto tem que atender a uma série de exigências, que consideram aspectos produtivos na lavoura, no processamento pós-colheita e na industrialização. Essa classificação só pode ser conferida pela SCA, após o grão passar por uma avaliação.

A qualidade sensorial da bebida de café está relacionada a várias características observadas nos grãos crus e decorrentes de sabor e aromas formados durante a torrefação. Na prática, a principal característica de um café especial é a excelente qualidade de bebida percebida pelo consumidor. Trata-se de uma “bebida mole”, ou seja, adocicada, de sabor agradável e sem qualquer tipo de adstringência (sem excesso de taninos).

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:09h • 08 de setembro de 2025

Só 23% das inovações acadêmicas chegam ao mercado; falta de suporte jurídico trava patentes

Estudo mostra que falta de suporte jurídico reduz licenciamento de patentes; escritórios de PI apostam em modelo por assinatura para cortar custos e ampliar acesso

Descrição da imagem

Mundo • 12:30h • 08 de setembro de 2025

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023. Prazo vai até dezembro

Governo do Brasil reforça que mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada até o fim do ano. Servidores com pagamento em atraso receberão em 15 de outubro

Descrição da imagem

Variedades • 12:06h • 08 de setembro de 2025

Utensílio tradicional ainda usado em cozinhas pode acumular bactérias perigosas

Especialista alerta que utensílio pode acumular bactérias e comprometer a segurança alimentar

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 08 de setembro de 2025

Caminho da Capacitação leva cursos gratuitos a 12 cidades da região de Marília

Programa do Fundo Social de São Paulo oferece qualificação profissional em carretas móveis adaptadas; aulas começam em 22 de setembro

Descrição da imagem

Educação • 11:08h • 08 de setembro de 2025

Professora da FEMA lança livro sobre políticas públicas educacionais

Coletânea reúne trabalhos de egressos da pós-graduação da Unesp/Marília e analisa diferentes contextos educacionais

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:31h • 08 de setembro de 2025

Risco de clima seco e queimadas permanece alto no interior do país

Defesa Civil alerta para condições críticas no interior paulista

Descrição da imagem

Economia • 10:10h • 08 de setembro de 2025

Recuperar ICMS é possível, legal e estratégico, mas ainda pouco explorado no campo

Consultor alerta que produtores deixam milhões parados por falta de revisão fiscal e lista 5 pontos-chave para reaver créditos

Descrição da imagem

Classificados • 09:50h • 08 de setembro de 2025

Inscrições para 2,2 mil vagas de soldados da PM começam hoje (8)

Candidatos podem se inscrever até 23 de outubro para ingressar na Polícia Militar

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?