Política • 11:15h • 20 de setembro de 2024
Minha Casa, Minha Vida foca na qualidade de vida dos moradores
Prevenção de desastres e acesso à leitura também foram tema de entrevista do ministro Jader Filho
Da Redação/Ministério das Cidades | Foto: Ministério das Cidades

Garantir moradias seguras e próximas a serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e oportunidades de emprego, para promover mais qualidade de vida aos moradores está no centro das diretrizes do programa Minha Casa, Minha Vida. A avaliação é do ministro Jader Filho.
Um dos principais pontos de destaque da nova formatação do maior programa habitacional do país, segundo o ministro, é garantir que as casas sejam construídas em pontos estratégicos para facilitar a vida das pessoas.
“Estamos muito perto de atingir a marca de um milhão de novas contratações, metade da meta estipulada pelo presidente até 2026. E na reformulação do programa, definimos que os empreendimentos sejam construídos perto de escolas, postos de saúde e dos centros de emprego para facilitar a vida de quem mora”, disse.
Além disso, o Ministério das Cidades adotou bibliotecas nos condomínios para ampliar o acesso da comunidade à cultura e ao conhecimento. “As bibliotecas do Minha Casa, Minha Vida poderão ser referência naqueles municípios que não têm uma biblioteca pública estruturada”, explicou.
Prevenção de Desastres
Como forma de aumentar a segurança das famílias, de acordo com o ministro Jader Filho, o ministério também exige que as unidades habitacionais sejam construídas em terrenos localizados em áreas livres de riscos, como alagamentos e deslizamentos, promovendo um desenvolvimento urbano mais seguro e integrado.
E investe em ações de prevenção “para tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis”, conforme afirmou o ministro.
Ele informou que serão investidos cerca de R$ 15 bilhões, nas 27 unidades da federação, para obras de drenagem e contenção de encostas. “Nós temos que tornar nossas cidades preparadas para os eventos climáticos extremos, que estão sendo cada vez mais frequentes. A prevenção é uma prioridade do governo”, ressaltou.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital