Saúde • 08:37h • 20 de outubro de 2024
Ministério da Saúde lança cartilha sobre o cuidado integral da pessoa com câncer de mama
Documento é um conjunto de orientações para profissionais da Atenção Primária à Saúde a fim de contribuir para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença
Da Redação/Agência Gov | Foto: Agência Gov | Via Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) , lançou, na quinta-feira (17), a cartilha Orientações para Profissionais da Atenção Primária à Saúde no Cuidado Integral da Pessoa com Câncer de Mama . O material foi apresentado em encontro técnico realizado na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
“Essas orientações são a materialização e um reforço do compromisso da pasta no cuidado, promoção da saúde e prevenção do câncer. A atenção primária à saúde tem um papel importante nesse cuidado integral das pessoas desde a prevenção até o acompanhamento pós-tratamento”, destacou Grace Rosa, diretora do Departamento de Gestão ao Cuidado Integral da Saps.
Por meio de uma abordagem educativa, a cartilha tem o objetivo de orientar os profissionais de saúde e contribuir para a prevenção, o diagnóstico oportuno e o tratamento, garantindo, assim, melhores resultados em saúde e qualidade de vida para as mulheres que procuram ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A publicação aborda temas como a identificação de sintomas iniciais de câncer, critérios de encaminhamento para exames especializados e como realizar uma escuta ativa para que as mulheres possam relatar suas preocupações e sintomas com confiança. Outro ponto relevante é a valorização do atendimento humanizado. Os profissionais são instruídos a oferecer informações claras, acessíveis e acolhedoras, considerando as singularidades de cada mulher como idade, condições socioeconômicas e histórico familiar.
O material busca ainda desmistificar o processo de diagnóstico, enfatizando que a responsabilidade não deve recair inteiramente sobre a paciente, mas que cabe ao profissional de saúde proporcionar o suporte necessário. A ideia é promover um acompanhamento mais proativo e cuidadoso, onde a mulher se sinta amparada desde o início, compreendendo os sinais do seu corpo, mas contando sempre com o auxílio da equipe de saúde para a detecção precoce de eventuais sinais de câncer.
O ministério busca promover uma cultura de conscientização sobre o câncer entre as próprias mulheres, encorajando-as a procurar atendimento preventivo e de rotina nas UBSs, onde podem contar com profissionais qualificados a partir das diretrizes estabelecidas na cartilha.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor