Saúde • 11:02h • 02 de outubro de 2024
Ministério da Saúde vai abrir 15 centros para cuidado da pessoa com deficiência
Investimento de R$ 49 milhões vai possibilitar a expansão dos Centros Especializados em Reabilitação
Da Redação com informações do Ministério da Saúde | Foto: Breno Esaki/SES-DF
Para garantir a inclusão, a qualidade de vida e o acesso aos serviços de saúde para milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, o Ministério da Saúde vai investir mais de R$ 49 milhões na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). O investimento vai permitir a abertura de 15 novos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) em 13 municípios e, de forma inédita, expandir em 20% o valor de repasse para oito CERs, em oito municípios, que são habilitados na modalidade intelectual e que atendem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Desde 2023 até o momento, investimos na construção de 86 novos serviços para a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Deste total, 53 fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC. O nosso trabalho e os nossos esforços serão contínuos e é nosso dever como gestoras e gestores públicos assegurar uma vida digna para todas as pessoas com deficiência”, afirma a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O financiamento possibilita a expansão e o fortalecimento dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que oferecem tratamento multidisciplinar em áreas como a reabilitação auditiva, visual, intelectual e física. Esses serviços são essenciais para que a pessoa com deficiência possa recuperar ou manter suas habilidades funcionais, essenciais para sua qualidade de vida.
O que são os CERs?
Os CERs são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e têm a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos de pessoas com deficiência, além de promover a concessão, a adaptação e a manutenção de tecnologia assistiva a esse público.
Campanha
Em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência, o Ministério da Saúde está promovendo campanha com o objetivo de combater o capacitismo – uma forma de discriminação em que há a insinuação de que alguém é incapaz de fazer algo em razão de sua deficiência.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil há cerca de 19 milhões de pessoas com deficiência que, assim como toda cidadã e todo cidadão brasileiro, têm de ser respeitadas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita