Esporte • 17:05h • 30 de agosto de 2024
Ministério do Esporte lança Guia dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Publicação reúne informações sobre atletas, modalidades e investimentos federais no esporte paralímpico brasileiro
Da Redação | Com informações do MEsp | Foto: Divulgação

O Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira, 29 de agosto, o Guia Paris 2024, uma publicação completa com todas as informações essenciais sobre a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris. O documento detalha os perfis dos atletas, as modalidades em que o Brasil competirá e os investimentos federais que têm impulsionado o esporte paralímpico no país.
O Brasil participa desta edição dos Jogos Paralímpicos com a maior delegação de sua história em uma competição fora do país. São 280 atletas, dos quais 274 fazem parte do Programa Bolsa Atleta, representando 98% da equipe. A delegação brasileira terá representantes em 20 das 22 modalidades paralímpicas, incluindo Atletismo, Natação, Futebol de cegos e Vôlei sentado. Em 17 dessas modalidades, todos os atletas brasileiros são beneficiários do Bolsa Atleta.
Este ano marca o 20º aniversário do Bolsa Atleta, o maior programa de patrocínio direto a atletas no mundo. O programa recebeu um reajuste após 14 anos, com os valores das bolsas aumentando em 10,86%, conforme decreto assinado pelo presidente Lula. Além disso, pela primeira vez, os atletas-guia também foram contemplados com o Bolsa Atleta, graças à recente aprovação da Lei Geral do Esporte.
“O Bolsa Atleta é um suporte crucial que impacta diretamente na preparação dos nossos atletas, especialmente no esporte paralímpico, onde esse apoio é ainda mais fundamental”, destacou o ministro do Esporte, André Fufuca. Ele ressaltou que, além do financiamento direto, o Brasil conta com uma Secretaria dedicada ao desenvolvimento do Paradesporto, garantindo que os atletas tenham acesso à infraestrutura necessária para focarem exclusivamente em seu treinamento e competições.
Com uma trajetória de sucesso, o Brasil já conquistou 373 medalhas em 11 edições dos Jogos Paralímpicos, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. As modalidades que mais trouxeram pódios ao país são o Atletismo, com 170 medalhas, seguido pela Natação, com 125, e o Judô, com 25.
Para mais detalhes sobre a participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, acesse o Guia completo através deste link.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital