• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:01h • 01 de agosto de 2025

Morango da ansiedade: profissionais da Rede Ebserh alertam sobre riscos da moda

Sobremesa do momento tem gerado ansiedade e pode ser prejudicial à saúde. Frustração, gastos excessivos e 300 calorias a cada morango confeitado que se compra e come

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Imagem ilustrativa

Apesar de parecer um doce inofensivo, por conter fruta, o consumo do morango do amor pode trazer riscos quando consumido em excesso ou com muita frequência.
Apesar de parecer um doce inofensivo, por conter fruta, o consumo do morango do amor pode trazer riscos quando consumido em excesso ou com muita frequência.

O morango do amor virou a sobremesa do momento. Derivada da "maçã do amor", trata-se de um morango coberto por brigadeiro branco, envolto em uma calda de caramelo vermelho. As redes sociais estão sendo bombardeadas por vídeos com recheio escorrendo, o som da crocância nas mordidas, pessoas elogiando com entusiasmo e aquele famoso “você precisa experimentar ! ”. São imagens e opiniões que, de tanto se repetirem, fazem as pessoas acreditarem que realmente estão perdendo algo se não entrarem na onda.

Isso ativa um desejo imediato de estar junto, de fazer parte. Não é só sobre o doce, é sobre não ficar de fora. O tal do ‘todo mundo está indo’ parece criar uma pressão invisível, e aí você se pega numa fila quilométrica, gastando mais do que devia, só para provar o que viu nas redes sociais", afirma o psicólogo Thiago Ayala.

Ayala é especialista em psicologia da saúde e terapia cognitivo comportamental.do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, parte da rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). "É uma mistura de curiosidade com medo de ficar por fora da conversa. E nem sempre a gente percebe o quanto isso está nos guiando”, completa.

O especialista explica que quando esse tipo de comportamento vira rotina (sair correndo atrás de cada novidade, de cada “febre” da internet), começa a ganhar um peso emocional, desencadeando frustrações.

A questão não é o produto, mas a velocidade com que desejos são fabricados e descartados, como se fossem atualizações de aplicativo. E isso tudo tem impacto na nossa vida. Faz a gente gastar energia com o que é passageiro, deixa um gosto amargo de insatisfação quando aquilo não é tão incrível quanto parecia", alerta o especialista.

"Isso às vezes até atrapalha a saúde, o bolso, ou as relações. Controlar esse impulso não é sobre se proibir de curtir as coisas, mas sobre pensar: eu quero isso mesmo, ou só quero sentir que estou por dentro?”, completa.

300 calorias

Apesar de parecer um doce inofensivo, por conter fruta, o morango do amor pode trazer riscos quando consumido em excesso ou com muita frequência. Mesmo contendo morango, que é uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e fibras, o doce pode ter, em média, 300 calorias por unidade, ou mais, dependendo do tamanho.

“O consumo frequente pode causar picos de glicemia, ganho de peso, aumentar a resistência à insulina e agravar quadros de obesidade e levar ao desenvolvimento de diabetes. Também pode alterar a permeabilidade intestinal, deixando o corpo suscetível ao desenvolvimento de doenças, como alergias e autoimunes. Além disso é feito com alimentos ultraprocessados (leite condensado, creme de leite, açúcar refinado) o que vai contra as recomendações do Guia de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde e recomendação da OMS”, salienta a nutricionista do Humap , Laura Oliveira Pael .

Para não comprometer a saúde, a especialista sugere o consumo de morango acompanhado de chocolate 70% cacau, creme de ricota ou iogurte natural sem açúcar e adoçante.

“Se for consumir o morango do amor, o ideal é consumi-lo após as principais refeições, nunca em jejum, para evitar pico de glicemia. O morango isoladamente é uma fruta pouco calórica, de baixo índice glicêmico e um aliado para alimentação adequada”.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025