Policial • 19:35h • 18 de dezembro de 2024
Morte de Mateus Valim: polícia explica os fatos e busca esclarecer motivações
Suspeito confessou o crime e indicou as motivações, mas investigações ainda buscam esclarecer todos os detalhes da tragédia
Da Redação | Com informações da Polícia Civil de Assis | Foto: Divulgação

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), o delegado Dr. Tiago Bergamo, responsável pelo caso, trouxe novas informações sobre o assassinato de Mateus Valim, de 10 anos, ocorrido em Assis. A morte do garoto comoveu toda a cidade e a região, e após dias de investigações intensas, o suspeito, vizinho da vítima, foi preso e confessou o crime.
Segundo o delegado, o suspeito afirmou que atraiu Mateus até uma área de mata com a desculpa de fazer um piquenique, local onde já havia ido outras vezes com a família da criança. Durante o encontro, ocorreu um "desentendimento" entre os dois, que culminou com o autor do crime arremessando pedras contra Mateus, até que o menino fosse atingido, ficando sem vida. Em seguida, o suspeito usou uma serra para cortar o corpo da criança. O corpo foi encontrado parcialmente, com o tronco e as pernas localizados, mas a cabeça e os braços ainda estão desaparecidos. O suspeito indicou que vai revelar os locais onde jogou as partes do corpo e a bicicleta de Mateus, o que ainda está sendo investigado.
O delegado afirmou também que, apesar da confissão, as investigações continuam, pois a motivação do crime não está completamente esclarecida. A polícia não descarta a possibilidade de envolvimento de questões relacionadas à pedofilia, embora, no momento, as investigações ainda não confirmem essas suspeitas. Além disso, o homem mencionou durante a confissão que escutava vozes durante o crime e que existe um possível laudo que atestaria sua esquizofrenia, o que será apurado pela polícia.
A família de Mateus também desempenhou um papel importante nas investigações. Durante o processo, familiares do menino passaram informações relevantes para a polícia, que ajudaram a acelerar o trabalho de apuração. A mãe e a tia de Mateus, chocadas e em estado de grande tristeza, estiveram presentes na delegacia para o reconhecimento do corpo, das vestes da criança e para fornecer detalhes cruciais que ajudaram a polícia a chegar mais rapidamente até o autor do crime. A chegada delas na delegacia foi marcada por cenas de muita dor, com ambas visivelmente abaladas pela revelação do envolvimento do vizinho na tragédia, segundo o delegado do caso.
O caso segue com grande comoção na cidade e um forte apoio da população nas buscas por respostas. A polícia continuará o trabalho para encontrar as partes restantes do corpo e esclarecer todos os detalhes dessa tragédia, que chocou os familiares e a comunidade de Assis.
Prefeitura Municipal de Assis emite nota de pesar, leia abaixo na íntegra:
NOTA DE PESAR
A Prefeitura de Assis, por meio da Secretaria Municipal da Educação, manifesta profundo pesar pelo falecimento do nosso querido aluno Mateus Bernardo Valim, da Escola Lucas Thomas Menk. Neste momento de dor, nossa comunidade escolar está em luto por sua partida precoce. Mateus sempre será lembrado por sua presença, sorriso e energia que iluminavam o ambiente. Expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e professores.
Que Deus possa trazer conforto e força a todos os que sentem essa imensa perda, conduzindo-nos à reflexão sobre o valor e a fragilidade da vida de nossas crianças. Descanse em paz, Mateus. Você permanecerá para sempre em nossos corações, com a certeza de que Deus o acolheu como um anjo de luz. Sua lembrança nos inspira a acreditar que agora você está em paz.
Com eterno carinho,
Secretaria Municipal da Educação de Assis.
*Matéria atualizada para a inclusão da nota da Prefeitura Municipal de Assis em 18/12/2024 às 20:33.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor