Saúde • 10:39h • 13 de setembro de 2024
Mudanças climáticas podem agravar combate à tuberculose, apontam especialistas
Encontro reúne especialistas para debater como as alterações climáticas afetam o combate à doença globalmente
Da Redação | Com informações do MS | Foto: Divulgação

O impacto das mudanças climáticas no avanço da tuberculose foi o principal tema debatido na 4ª Reunião do Grupo de Trabalho da Saúde do G20, realizada em Natal no início de setembro. Especialistas e representantes de diversos países, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), discutiram como as alterações climáticas, como enchentes e calor extremo, estão dificultando o controle da tuberculose, especialmente em países de baixa e média renda.
Além disso, o encontro abordou como fatores como desigualdades sociais, pobreza e poluição do ar aumentam a vulnerabilidade à doença. A interrupção de sistemas de saúde durante desastres naturais também foi um ponto-chave, com sugestões para construir sistemas mais resilientes e ambientalmente sustentáveis.
Foto: Walterson Rosa/MS
O G20, grupo que reúne grandes economias globais, busca encontrar soluções para reduzir o impacto das mudanças climáticas na saúde e avançar nas metas de eliminação da tuberculose até 2030. A cooperação internacional e o desenvolvimento de novas estratégias são essenciais para enfrentar esse desafio global.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital