• Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
  • São Paulo institui Comissão de Medicina Veterinária Forense para enfrentar maus-tratos a animais
  • Cora anuncia novas vagas 100% remotas em tecnologia, dados e marketing
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 14:28h • 24 de fevereiro de 2025

No Brasil, 14% das escolas públicas têm grêmio estudantil

Eles representam os interesses dos estudantes junto à escola

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Grêmios estudantis fortalecem a voz dos alunos e promovem a participação democrática nas escolas.
Grêmios estudantis fortalecem a voz dos alunos e promovem a participação democrática nas escolas.

No Brasil, apenas 14% das escolas públicas possuem grêmios estudantis, órgãos formados por alunos eleitos para representar os interesses estudantis dentro e fora da escola. Apesar de garantidos por lei, os grêmios são mais comuns na Região Sudeste e em escolas de nível socioeconômico mais alto.

Os dados são do levantamento "Mapeamento de Grêmios Estudantis no Brasil", realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação com base no Censo Escolar da Educação Básica 2023. Desde 2019, quando o dado começou a ser coletado, houve um aumento de 1,4 ponto percentual, atingindo 12,3% das escolas em 2022.

Para Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, os grêmios são fundamentais para uma gestão escolar democrática, dando voz aos estudantes. Segundo ela, essas organizações permitem que os alunos vivenciem a democracia e promovam a inclusão e o diálogo dentro das escolas.

A presença dos grêmios no país ainda apresenta desigualdades. No Sudeste, 24% das escolas possuem essas organizações, enquanto no Norte esse índice é de apenas 5%. Em áreas urbanas, 20% das escolas têm grêmios, contra 5% nas áreas rurais. Além disso, escolas com estudantes de maior poder aquisitivo apresentam maior incidência de grêmios (64%), enquanto aquelas com alunos de menor nível socioeconômico registram menos de 20%, com uma queda de 1,1 ponto percentual desde 2019.

Escolas com maioria de alunos negros também têm uma presença menor de grêmios (10%), assim como as instituições indígenas e quilombolas, onde apenas 3% contam com essa estrutura. Já nas escolas inclusivas, a taxa é de 17%, próxima à média nacional.

Pellanda aponta que a falta de investimentos em infraestrutura e financiamento afeta a criação de grêmios estudantis. Além de prejudicar a qualidade do ensino, essa ausência limita o desenvolvimento da convivência escolar e do aprendizado democrático.

Legislação e reconhecimento

Os grêmios estudantis são garantidos pela Lei 7.398/1985, conhecida como Lei do Grêmio Livre, que assegura a autonomia dessas entidades para promover atividades educacionais, culturais, esportivas e sociais. O Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014) também prevê a gestão democrática das escolas e o fortalecimento dos grêmios como estratégia fundamental.

No entanto, ainda há um desconhecimento sobre o papel dessas organizações. Pellanda enfatiza que a implementação dos grêmios deve envolver secretarias de Educação, gestores escolares e professores, pois os estudantes passam pela escola, mas os profissionais permanecem e devem apoiar a continuidade desses espaços.

Impacto dos grêmios estudantis

Os grêmios aproximam os alunos da escola e fortalecem sua participação. No Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Ceará, no Rio de Janeiro, o grêmio está engajado em reduzir o uso de celulares entre os estudantes, incentivando atividades como jogos e brincadeiras no pátio. Eles também planejam reativar a rádio escolar para oferecer entretenimento nos intervalos.

A vice-presidente do grêmio, Isabella de Menezes, explica que a proposta é ouvir os alunos sobre alternativas ao uso de celulares. Já o presidente Kaio Rodrigues reforça que o objetivo é tornar a escola mais atrativa e interativa. O grêmio também auxilia na organização de eventos escolares, como festas juninas e atividades voltadas à Consciência Negra.

A experiência no grêmio pode impactar a trajetória dos estudantes. Aline Pamphylio, ex-presidente do grêmio da Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida, em Macapá, considera sua vivência enriquecedora, ajudando no diálogo entre estudantes e escola, além de promover projetos como o Afrocientista, que discute questões raciais nas escolas.

Apoio das secretarias de Educação

No Amapá, um dos estados com menor número de grêmios (3%), a Secretaria de Educação iniciou uma capacitação para gestores e professores, buscando incentivar a criação e manutenção desses espaços. No Rio de Janeiro, onde 32% das escolas possuem grêmios, há um esforço para ampliar sua presença.

Projeto Euetu

O mapeamento faz parte do projeto Euetu – Grêmios e Coletivos Estudantis, criado em 2011 pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A iniciativa busca mapear e fortalecer grêmios em diferentes redes de ensino, promovendo a participação de juventudes negras, indígenas, quilombolas e periféricas, incentivando a organização estudantil e a gestão democrática das escolas.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 07:14h • 23 de agosto de 2025

Assis e região recebem jogos de futsal, vôlei e basquete neste fim de semana

Competições acontecem neste sábado e domingo em Assis, Florínea e Cruzália, reunindo jovens atletas e equipes locais em diversas modalidades

Descrição da imagem

Esporte • 21:23h • 22 de agosto de 2025

Conmebol avalia punições a Independiente e Universidad de Chile após briga em jogo da Sul-Americana

Confronto foi encerrado no início do segundo tempo em Avellaneda; sanções podem incluir multa, portões fechados e até exclusão de competições futuras

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 20:19h • 22 de agosto de 2025

Diferenças entre turistas, residentes e cidadãos no acesso a serviços em Portugal

Diferenças entre cidadãos, residentes legais e turistas afetam diretamente o acesso a escolas e hospitais no país

Descrição da imagem

Mundo • 19:31h • 22 de agosto de 2025

Falhas na proteção de dados expõem fragilidade da LGPD na esfera pública

Especialistas apontam fragilidade na proteção de dados diante de suspeitas de uso irregular de informações de geolocalização e dados bancários em investigações do 8 de janeiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 22 de agosto de 2025

Lua Negra de agosto promete céu mais escuro e observação especial dos astros neste sábado

Fenômeno raro acontece em 23 de agosto, às 3h08, e marca a terceira Lua Nova em uma mesma estação

Descrição da imagem

Variedades • 18:29h • 22 de agosto de 2025

Redes sociais impulsionam cirurgias plásticas em jovens e acendem debate

Especialistas destacam riscos emocionais, influência das redes sociais e necessidade de avaliação criteriosa antes de procedimentos em menores

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 22 de agosto de 2025

Cruzália é reconhecida pelo Ministério do Turismo e passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Certificação reforça potencial turístico do município e valida atuação do Conselho Municipal de Turismo

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 22 de agosto de 2025

Projeto transforma comunidades rurais do Semiárido com turismo de base alimentar

Iniciativa da Embrapa e BID cria rotas turísticas em Alagoas, Pernambuco e Sergipe, fortalece mulheres e jovens e preserva tradições locais

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?