• Meningite: veja como fica a vacinação com a ACWY após mudanças no esquema de doses
  • Operação em Assis aborda mais de 200 motos e aplica 48 multas por diversas irregularidades
  • Pesquisa brasileira usa Arara e Beija-flor como modelo para criar drones mais eficientes
  • Festival literário em Assis recebe autora de obra com lendas brasileiras e distribuição gratuita
  • Coronel da PM Rodoviária elogia queda nos acidentes e destaca fiscalização recorde em Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 16:03h • 11 de janeiro de 2025

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para produtores rurais, informa Governo de SP

NF-e substituirá a Nota Fiscal emitida em papel; obrigatoriedade para produtores rurais começa a valer em 2025

Agência SP | Foto: Governo de SP

Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua a inscrição estadual.
Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua a inscrição estadual.

Para garantir maior transparência, segurança e controle nas operações, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será obrigatória para todos os produtores rurais não somente no estado de São Paulo, mas em todo o território nacional, a partir de 2025.

Diferentemente dos métodos de emissão de notas com talão de papel ou nota fiscal avulsa, a NF-e existe apenas em formato digital e seu registro é feito eletronicamente. Além de documentar a transação, o recolhimento de eventuais taxas será feito sobre ela. Para emitir a NF-e, o produtor rural utilizará seu CPF e sua inscrição estadual.

Ao final de 2024, um ajuste do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por meio do Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais (Sinief), estende o prazo de obrigatoriedade da adesão à NF-e para os produtores rurais (AJUSTE SINIEF N.º 27, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2024).

Com esta mudança, a obrigatoriedade da emissão da NF-e estará vigente a partir de 3 de fevereiro deste ano, nas operações internas praticadas pelo produtor rural que, nos anos de 2023 ou 2024, obteve, em qualquer um dos períodos, receita bruta decorrente de atividade rural em valor superior a R$ 360.000,00. Já para os demais produtores rurais, a obrigatoriedade de emissão da NF-e começará a partir de 5 de janeiro de 2026. Vale enfatizar que a emissão de NF-e é obrigatória para produtores, independentemente do faturamento, nas operações interestaduais.

Com a obrigatoriedade da NF-e, o uso da Nota Fiscal modelo 4 fica vedado.

“É importante conhecermos os instrumentos já disponibilizados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo que facilitam a emissão da nota fiscal”, observa Marcia Moraes, assessora em Organizações Rurais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Ao realizar suas operações de venda, os produtores devem emitir a nota fiscal, porque por meio destas será comprovada a atividade agropecuária e garantido o acesso a benefícios e direitos. Entre os benefícios que essa formalização pode auxiliar a proporcionar estão o enquadramento como produtor rural para acesso a crédito rural; a participação em programas de políticas públicas de compras governamentais e, futuramente, acesso à aposentadoria especial”, comenta Marcia.

Aplicativo Nota Fiscal Fácil


Aplicativo Nota Fiscal Fácil

Disponível para download, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) é um Regime Especial de alcance nacional, para a simplificação do processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-e) pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

O aplicativo da NFF é uma ferramenta ágil e descomplicada para produtores rurais paulistas, para emissão de documentos fiscais por intermédio de dispositivo móvel. Sua disponibilidade é gratuita, voltada às operações internas e não precisa de certificado digital.

“A NFF traz benefícios diretos para o produtor rural, ao simplificar suas obrigações fiscais e oferecer mais autonomia na emissão de notas fiscais. Com a NFF, o produtor ganha praticidade, podendo emitir documentos de forma rápida e acessível. O sistema reduz custos, elimina burocracias e proporciona segurança jurídica nas operações, além de facilitar a comercialização de produtos e o acesso a novos mercados. A NFF também incentiva a formalização, fortalecendo a inclusão econômica e contribuindo para o crescimento sustentável do setor rural”, diz Lejandre Meneses. Mais informações aqui.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 08:36h • 05 de julho de 2025

Entrevias aplica reajuste anual nos pedágios a partir deste domingo; confira os valores

Novo valor com correção de 5,31% passa a valer em oito praças de pedágio nas regiões de Marília, Echaporã e Florínea

Descrição da imagem

Saúde • 08:02h • 05 de julho de 2025

Meningite: veja como fica a vacinação com a ACWY após mudanças no esquema de doses

A partir da mudança, novas orientações passam a valer para aplicação das doses, especialmente entre adolescentes e grupos prioritários. Veja o que muda e quem deve se vacinar.

Descrição da imagem

Policial • 20:06h • 04 de julho de 2025

Operação em Assis aborda mais de 200 motos e aplica 48 multas por diversas irregularidades

Ação conjunta com a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito mira irregularidades para reforçar segurança viária

Descrição da imagem

Saúde • 19:47h • 04 de julho de 2025

Solidão afeta uma em cada seis pessoas no mundo, alerta OMS

Entre 17% e 21% dos jovens de 13 a 29 anos se sentem solitários

Descrição da imagem

Saúde • 18:39h • 04 de julho de 2025

Remédio não é cosmético: especialista alerta sobre banalização de medicamentos para obesidade

Com a chegada do Mounjaro ao Brasil, debate sobre uso responsável e riscos do consumo estético ganha força entre profissionais de saúde

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:18h • 04 de julho de 2025

Pesquisa brasileira usa Arara e Beija-flor como modelo para criar drones mais eficientes

Projeto da Fapesp desenvolve veículos aéreos bioinspirados com foco em menor gasto de energia, manobras avançadas e aplicação em logística, ecologia e até uso militar

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:58h • 04 de julho de 2025

Ministério do Turismo oferece cartilhas gratuitas para formação de condutores e criação de roteiros

Materiais disponibilizados pelo órgão do governo federal têm foco na qualificação de profissionais, fortalecendo o setor em todo o país

Descrição da imagem

Saúde • 16:21h • 04 de julho de 2025

Mais de 720 mil casos reforçam alerta para hepatites virais no Julho Amarelo

Campanha incentiva testagem, vacinação e informação para combater doenças silenciosas que podem evoluir para cirrose ou câncer de fígado

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?