Saúde • 13:52h • 11 de setembro de 2025
Nova lei torna prioridade a redução da mortalidade de bebês prematuros no Brasil
Em 2023, mais de 303 mil crianças nasceram antes das 37 semanas de gestação
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil está entre os dez países com maior número de partos prematuros no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, embora muitos bebês se desenvolvam bem, a prematuridade aumenta os riscos de complicações, já que os órgãos e sistemas ainda não estão totalmente formados.
Diante desse cenário, o Congresso Nacional aprovou, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, a Lei nº 15.198/2025, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (9). A norma determina que a redução da mortalidade de bebês prematuros e de mães seja prioridade do Poder Público, com medidas que vão desde o pré-natal até o acompanhamento nos primeiros anos de vida.
Entre as ações previstas estão:
- orientação pré-natal para identificar sinais de risco e evitar partos prematuros;
- encaminhamento a unidades especializadas em casos de trabalho de parto precoce;
- classificação do nível de prematuridade (extrema, moderada e tardia), de acordo com a idade gestacional;
- adoção de protocolos específicos de cuidado, incluindo o método canguru, UTIs neonatais especializadas e equipes multidisciplinares;
- acompanhamento pós-alta hospitalar, com calendário especial de vacinas e apoio psicológico às famílias.
A lei também oficializa o Novembro Roxo como mês nacional de conscientização sobre o parto prematuro e institui o Dia Nacional da Prematuridade em 17 de novembro, em alinhamento ao Dia Mundial.
As novas regras entram em vigor em 120 dias. Até lá, campanhas de prevenção e informação já estão sendo promovidas pelo Ministério da Saúde para alertar sobre os riscos e reforçar a importância do acompanhamento especializado.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital