Saúde • 18:45h • 30 de outubro de 2025
Nova plataforma ensina brasileiros a identificar receitas e laudos médicos falsos
Movimento “Saúde Sem Engano” busca transformar a verificação de documentos médicos em prática cotidiana, fortalecendo a transparência e a proteção ao paciente
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1
A campanha “Saúde Sem Engano”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre como identificar e combater fraudes em documentos de saúde, lançou oficialmente seu portal educativo e promoveu o debate “Segurança no uso de ferramentas digitais em saúde”, realizado na ARCA – Think Tank da Saúde. O encontro contou com Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil (SDB), e a deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP), presidente da Frente Parlamentar de Saúde Digital, sob mediação de Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp.
Com o apoio de 14 entidades médicas e de saúde, o movimento reuniu mais de 30 representantes do setor e autoridades, reforçando a importância da digitalização sustentável como aliada da segurança da informação e da proteção do paciente.
Desde 2020, documentos digitais de saúde devem conter assinatura com certificação ICP-Brasil, que garante autenticidade e integridade das informações.
“Digitalizar a saúde é colocar o cidadão no centro. Eu celebro e parabenizo este movimento, porque ele entrega informação para quem está na ponta, amplia o acesso e esclarece o que realmente acontece. No fim, é dar ao brasileiro controle do seu histórico de saúde, com transparência e segurança”, destacou Adriana Ventura.

Para Carlos Pedrotti, presidente da Saúde Digital Brasil (SDB), a campanha representa um marco para o setor. “A iniciativa expressa o compromisso coletivo com ética, integridade e segurança do paciente. Mais do que alertar sobre fraudes, queremos educar a sociedade para utilizar as soluções oficiais já disponíveis. Ao reunir as principais entidades do setor, reforçamos que a tecnologia é essencial para proteger vidas e fortalecer a confiança no ecossistema de saúde digital”, afirmou.
Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp, reforçou a importância da autenticidade de documentos médicos: “Garantir a validade e integridade de receitas e laudos é uma questão de segurança para o paciente e de proteção ao sistema de saúde. Participar do ‘Saúde Sem Engano’ é reafirmar nosso compromisso com a integridade e a inovação na área.”
O portal “Saúde Sem Engano”, disponível neste link, reúne conteúdos educativos e orientações práticas sobre como verificar documentos médicos. Entre os recursos, o site ensina a utilizar o Validar ITI, ferramenta gratuita do Governo Federal que confirma assinaturas digitais ICP-Brasil e detecta adulterações em segundos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita