• Espetáculo que une circo e música, 'Forró da Palhaça Papoula' chega a Assis com apresentações gratuitas
  • Oportuna 2025 começa hoje em Cândido Mota com foco no futuro do mercado de trabalho
  • Dia Mundial da Segurança do Paciente, enfermeira de Assis reforça 6 metas internacionais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:00h • 17 de setembro de 2025

Nova turma de policiais femininas é formada para atuar na Cabine Lilás

Agentes serão distribuídas na capital e no interior paulista para garantir suporte e acolhimento humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da SSP-SP | Foto: Governo de SP

Em apoio ao combate à violência contra mulher, o estado disponibiliza atualmente 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) territoriais — sendo que 18 funcionam 24 horas, e 170 salas DDM instaladas estrategicamente em plantões policiais, possibilitando que a vítima seja atendida por videoconferência por uma equipe especializada.
Em apoio ao combate à violência contra mulher, o estado disponibiliza atualmente 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) territoriais — sendo que 18 funcionam 24 horas, e 170 salas DDM instaladas estrategicamente em plantões policiais, possibilitando que a vítima seja atendida por videoconferência por uma equipe especializada.

A Polícia Militar formou na última sexta-feira (12) 24 policiais femininas para atuarem na Cabine Lilás, serviço especializado de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. Com a formação, mais de 100 policiais passam a estar habilitadas a operar na cabine por meio do telefone de emergência 190 em todo o estado de São Paulo.

O projeto teve início em março do ano passado na capital paulista e região metropolitana e neste ano começou a ser expandido para o interior de São Paulo. Até o momento, as regiões de São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Bauru e Sorocaba já contam com o programa.

Para ampliar esse alcance, policiais que trabalham no interior do estado passam por um período de treinamento no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) da capital. Durante uma semana, estudam matérias sobre psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e funcionamento das Delegacias de Defesa da Mulher.

As policiais também são capacitadas sobre fatores comportamentais na hora de atender a ligação, o melhor jeito de se expressar e conversar, além do tom de voz adequado. Tudo para atender a vítima da melhor forma em um dos momentos mais difíceis da vida dela.

O evento de formatura do Programa Complementar de Treinamento da Cabine Lilás ocorreu na sede do Copom, onde é realizado o curso de formação. Das 24 formadas, oito irão para o Copom da capital paulista, enquanto as demais voltarão às unidades de origem no interior paulista.

Mais de 11 mil atendimentos

Até agosto deste ano, foram realizados 11,1 mil atendimentos na Cabine Lilás, entre orientações sobre como obter medidas protetivas, intervenções policiais e dúvidas gerais. O programa também ajudou na prisão em flagrante de 66 agressores de mulheres por descumprimento da ordem judicial.

O serviço exclusivo da Cabine Lilás pode ser ofertado pelo atendente durante a ligação ou solicitado pela própria vítima em casos de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. O atendimento é feito de forma exclusiva por uma policial feminina, que tem mais tempo para ouvir e orientar, garantindo mais privacidade e atenção.

As mulheres recebem informações sobre direitos, redes de apoio, assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, abrigos, auxílio-aluguel e atendimento à saúde.

Também é apresentado o aplicativo SP Mulher Segura, em que é possível fazer o boletim de ocorrência sem sair de casa. O app possui um botão do pânico que pode ser acionado caso o agressor se aproxime da vítima, além de orientações para acionamento de viaturas. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:43h • 17 de setembro de 2025

Fiocruz alerta para contaminação da Amazônia por plásticos

Estudo mostra poluição generalizada e riscos para ribeirinhos

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 17 de setembro de 2025

Palmital realiza exame de Papanicolau em horário estendido nesta quarta-feira

Atendimento será das 18h às 21h na ESF Paraná “Dorival Gaspar”, facilitando o acesso das mulheres ao preventivo

Descrição da imagem

Variedades • 14:51h • 17 de setembro de 2025

Como conciliar trabalho e rotina escolar sem perder a conexão com os filhos

Especialista alerta para os riscos da ausência emocional e sugere ações simples para fortalecer vínculos familiares mesmo com rotinas intensas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:27h • 17 de setembro de 2025

Reatores solares da Unicamp promovem descontaminação sustentável da água

Pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp desenvolveram reatores alimentados por energia solar capazes de remover contaminantes da água e converter gás carbônico em etanol, oferecendo uma solução ambientalmente sustentável e eficiente

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:38h • 17 de setembro de 2025

Avanço suíço em tecnologia oftalmológica chega ao Brasil para tratar retina e glaucoma

Sistema OS 4, utilizado também no tratamento de catarata e glaucoma, garante maior precisão e segurança em cirurgias oculares

Descrição da imagem

Cidades • 13:12h • 17 de setembro de 2025

Cruzália abre inscrições para o 1º Acampa Kids no Ginásio de Esportes

Evento será realizado no dia 10 de outubro, a partir das 18h30, com atividades voltadas para crianças de 4 a 11 anos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:28h • 17 de setembro de 2025

Espetáculo que une circo e música, 'Forró da Palhaça Papoula' chega a Assis com apresentações gratuitas

Musical da Cia Laleoni será apresentado nos dias 20 e 21 de setembro no Galpão Cultural, celebrando a cultura popular com humor, forró e narrativas do universo rural

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:06h • 17 de setembro de 2025

Oportuna 2025 começa hoje em Cândido Mota com foco no futuro do mercado de trabalho

Evento vai até sexta-feira com palestras, oficinas e oportunidades de conexão para estudantes, profissionais e empresas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?