• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 08:21h • 26 de setembro de 2025

Número de alunos em cursos a distância supera o de presenciais no Brasil

São mais de 10 milhões de matrículas no ensino superior

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Divulgação/MCTIC

Apenas no ano passado, mais de 5 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação, segundo o Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Inep.
Apenas no ano passado, mais de 5 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação, segundo o Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Inep.

Em 2024, o Brasil registrou pela primeira vez mais de 10,2 milhões de estudantes no ensino superior, número 2,5% maior do que o de 2023. Nos últimos dez anos, as matrículas cresceram 30,5%. Apenas no ano passado, mais de 5 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação, segundo o Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Inep.

O levantamento mostra que o ensino a distância (EaD) já representa 50,7% das matrículas na graduação, com alta de 5,6% em um ano. Em contrapartida, os cursos presenciais tiveram queda de 0,5%. Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, a modalidade EaD ampliou o acesso ao ensino superior, principalmente para quem trabalha durante o dia. Ele acredita que a regulamentação recente, que prevê cursos presenciais, semipresenciais e a distância, deve descentralizar ainda mais a oferta nos próximos anos.

A modalidade EaD já alcança 3.387 municípios (61% do total), número 97% maior que em 2014.

Perfil das matrículas

Entre os tipos de graduação, predominam os cursos de bacharelado (60%), seguidos pelos tecnológicos (20,2%) e pelas licenciaturas (16,9%). Nos últimos dez anos, os tecnológicos foram os que mais cresceram (99,5%).

Em média, um terço dos concluintes do ensino médio em 2023 se matriculou no ensino superior no ano seguinte. Na rede federal, esse índice sobe para 64%, enquanto na estadual é de 27%. Entre os alunos da rede privada, a taxa chega a 60%.

Entre os estrangeiros, os africanos representam 21,6% dos matriculados, com destaque para os angolanos. Já os venezuelanos são maioria entre os estudantes vindos de fora.

Instituições e cursos

O Brasil tem 2.561 instituições de ensino superior, sendo 2.244 privadas e 317 públicas. As universidades públicas correspondem a 56,3% do total. Já entre as privadas, que concentram quase 80% das matrículas, predominam faculdades com até dois cursos.

Ao todo, foram ofertados em 2024 cerca de 45,7 mil cursos de graduação. Pedagogia lidera em número de matrículas (4,48 milhões), seguida por administração (4,40 milhões), direito (3,49 milhões), contabilidade, enfermagem, sistemas de informação, gestão de pessoas, psicologia e educação física.

Mais de 1,3 milhão de estudantes concluíram a graduação no ano passado, 80,8% deles na rede privada. Pedagogia também lidera na saída, com 1,83 milhão de concluintes.

Corpo docente

Na rede pública, o número de professores cresceu 14,4% em dez anos, chegando a 182,9 mil em 2024. Já na rede privada houve redução de quase 20%, com 151 mil docentes. A maioria dos professores da rede pública tem doutorado e atua em regime integral, enquanto nas privadas predominam os mestres em regime parcial.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025