Ciência e Tecnologia • 08:38h • 07 de setembro de 2024
Número de assinaturas eletrônicas cresce mais de 100% em 2024
Brasileiros utilizam Assinatura Eletrônica GOV.BR mais de 70 milhões de vezes no ano, facilitando o processo de validação de documentos digitais
Da Redação | Com informações do Ministério da Gestão e Inovação | Foto: Divulgação

O uso da Assinatura Eletrônica GOV.BR cresceu expressivamente em 2024, atingindo mais de 70 milhões de assinaturas até agosto. Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa ferramenta digital permite que cidadãos assinem documentos de forma prática e segura. Em comparação, o mesmo período de 2023 registrou 28,6 milhões de assinaturas, representando um aumento superior a 100%.
A solução oferece segurança ao associar a assinatura de forma individual ao signatário, garantindo a detecção de qualquer modificação no documento após a assinatura. Dessa forma, a assinatura digital possui a mesma validade de uma assinatura física.
Além de beneficiar a população, a Assinatura GOV.BR também está sendo amplamente utilizada por gestores públicos. Atualmente, 69 sistemas de diversas esferas administrativas já utilizam essa tecnologia. A solução está disponível para serviços municipais, estaduais e de outros poderes.
Para utilizar a Assinatura GOV.BR, é necessário ter uma conta de nível Prata ou Ouro na plataforma. O GOV.BR conta com mais de 160 milhões de usuários, oferecendo acesso a mais de 4.300 serviços digitais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital