Educação • 15:35h • 12 de janeiro de 2025
O futuro de Victor: intercâmbio internacional com o Prontos pro Mundo
Estudante de Rubiácea é um dos primeiros selecionados para o intercâmbio promovido pela Secretaria da Educação de SP, com destino à Inglaterra
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Argel du Valle

Essa foi a melhor oportunidade que já tive na vida. Vou aproveitar muito
A frase, cheia de emoção, é de Victor de Assis Oliveira, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Coronel Francisco Prudente Corrêa, de Rubiácea, no interior de São Paulo. O adolescente embarcou na quinta-feira (9) com destino à Inglaterra, sendo um dos primeiros selecionados para o programa Prontos pro Mundo, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, que promete levar, anualmente, 1.000 estudantes de escolas públicas para países de língua inglesa.
Victor e seus pais, que há 10 anos se mudaram para Rubiácea, uma cidade com menos de 4.000 habitantes, nunca imaginaram que o filho teria a chance de fazer parte de um intercâmbio tão significativo. Ele foi um dos 500 alunos selecionados para a edição de 2025, uma oportunidade única para esses estudantes, especialmente para aqueles de cidades menores, como Rubiácea.
O estudante passará três meses na Inglaterra, onde cursará o equivalente ao Ensino Médio, o high school. Ele ficará hospedado com uma família em Eastbourne, uma cidade com cerca de 100 mil habitantes. A experiência inclui não só o aprendizado acadêmico, mas também a imersão em uma nova cultura e ambiente. "Vai ser incrível! Eu nunca imaginei que chegaria até aqui", compartilha Victor, entusiasmado com o futuro que se desenha para ele.
O programa Prontos pro Mundo é uma das maiores iniciativas de intercâmbio para alunos da rede estadual de São Paulo. Além de proporcionar aos jovens a vivência acadêmica e cultural, o programa também ajuda a desenvolver habilidades linguísticas e sociais essenciais para o futuro desses estudantes.
Os estudantes selecionados pelo programa partem durante a 2ª série do Ensino Médio, mas a seleção começa no 9º ano do Ensino Fundamental, por meio das provas do Saresp. De acordo com o secretário da Educação, Renato Feder, a intenção é garantir que estudantes de diversas cidades, incluindo as mais distantes e vulneráveis, tenham acesso à essa experiência transformadora.
A política pública do programa, anunciada pelo Governo de São Paulo em 2023, promete beneficiar, até 2026, mais de 5.000 jovens que irão viver essa experiência em países como a Inglaterra, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Para os próximos meses, outros 500 estudantes terão a oportunidade de embarcar.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital