• SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow
  • Astrônomo brasileiro que participou da missão Apollo 11 explica aurora boreal em documentário inédito
  • Crescem denúncias de pedofilia online em SP; veja como relatar
  • Inscrições abertas para curso de operação de tratores agrícolas em Maracaí; vagas limitadas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 09:46h • 11 de maio de 2025

O perfil financeiro das mães no Brasil e como ele impacta a educação financeira dos filhos

Da organização à impulsividade, descubra como cada perfil financeiro pode influenciar a vida financeira das mães e o impacto disso na educação financeira dos filhos

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Foto: Divulgação

Como as mães lidam com o dinheiro? Cinco perfis financeiros explicados por especialista
Como as mães lidam com o dinheiro? Cinco perfis financeiros explicados por especialista

A relação das mães com o dinheiro tem sido cada vez mais discutida, principalmente à medida que elas assumem um papel central na gestão financeira familiar. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), 51,7% dos domicílios brasileiros são chefiados por mulheres, demonstrando a crescente responsabilidade econômica que elas têm assumido ao longo dos anos. No entanto, esse protagonismo também vem com desafios, especialmente no que diz respeito à equidade no mercado de trabalho, onde as mulheres representam apenas 43,3% das pessoas ocupadas no Brasil, segundo o IBGE.

Com isso, as mães precisam cada vez mais se planejar financeiramente, tanto para garantir um futuro estável para suas famílias quanto para proporcionar o melhor para seus filhos. No entanto, cada mãe possui um perfil financeiro único. Ana Paula Oliveira, executiva de negócios da Simplic, fintech de crédito pessoal online, detalha os cinco perfis financeiros mais comuns entre as mães e como cada um deles influencia a vida financeira das famílias.

Mães com perfil gastador

As mães gastadoras tendem a gastar toda a renda disponível, muitas vezes sem deixar espaço para poupança. Elas são impulsivas e motivadas pelo prazer imediato das compras, o que pode dificultar a construção de uma reserva financeira. A especialista sugere que essas mães busquem autocontrole financeiro, estabelecendo orçamentos claros para evitar a formação de dívidas.

Mães com perfil devedor

Já as mães devedoras enfrentam um histórico de dívidas acumuladas, muitas vezes devido à falta de controle nos gastos e ao uso de crédito caro, como rotativos de cartão de crédito e cheque especial. Para essas mães, aprender a administrar as dívidas e substituir dívidas caras por empréstimos mais baratos pode ser uma boa alternativa, como sugere Ana Paula.

Mães com perfil poupador

As mães poupadoras são mais equilibradas financeiramente, pois além de controlarem os gastos, também têm o hábito de poupar para emergências e para o futuro de seus filhos, como a educação. Contudo, elas podem se tornar excessivamente cautelosas, o que pode limitar a busca por oportunidades de investimentos rentáveis. Essas mães precisam aprender a equilibrar a segurança financeira com a busca por oportunidades de crescimento.

Mães com perfil investidor

As mães investidoras buscam se aprofundar no mundo das finanças para diversificar seus investimentos e aumentar seu patrimônio. Elas estão dispostas a assumir riscos para buscar maiores retornos financeiros. No entanto, a especialista alerta para o risco de colocar a estabilidade financeira da família em perigo com investimentos de alto risco.

Mães com perfil "desligado"

Por fim, as mães desligadas não costumam gastar todo o seu dinheiro, mas também não tomam medidas para fazê-lo render. Elas tendem a deixar o dinheiro parado na conta corrente e não estabelecem objetivos financeiros. A especialista recomenda que essas mães busquem desenvolver consciência financeira e aprendam a investir, a fim de aproveitar ao máximo seus recursos.

A importância da educação financeira para os filhos

Apesar das diferenças nos perfis financeiros, a educação financeira é um tema importante na vida de todas as mães. De acordo com uma pesquisa da Serasa e Opinion Box, 85% dos pais conversam com seus filhos sobre a importância de uma educação financeira saudável, e 70% das mães incentivam seus filhos a aprender a administrar dinheiro na prática.

Assim, seja qual for o perfil financeiro, educar as futuras gerações sobre finanças é um passo fundamental para garantir que eles se tornem adultos financeiramente responsáveis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:12h • 28 de agosto de 2025

Anvisa dará prioridade para registro de semaglutida e liraglutida

Medicamentos têm indicação para diabetes tipo 2 e obesidade

Descrição da imagem

Economia • 10:24h • 28 de agosto de 2025

Prévia da inflação é de -0,14% em agosto, com quedas em alimentação e habitação

IPCA-15 é o menor desde 2022, puxado por baixa de preços em energia e comida, que cai pelo terceiro mês seguido. Em 12 meses, índice é de 4,95% (ante 5,30% observados há um ano)

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:00h • 28 de agosto de 2025

SP proíbe acorrentamento de pets e estabelece regras de bem-estar

Cordas e correntes são vedadas na nova lei; tutores devem oferecer espaço adequado a cães e gatos

Descrição da imagem

Policial • 09:39h • 28 de agosto de 2025

Mulheres vítimas de violência têm direito a transporte gratuito por aplicativo em SP

Desde lançamento de parceria com empresa 99, cerca de uma mulher foi atendida por dia

Descrição da imagem

Saúde • 09:17h • 28 de agosto de 2025

Pesquisadores da USP criticam foco exagerado na proteína

Estudo mostra que o brasileiro já consome proteínas em níveis adequados, mas enfrenta carências em frutas, verduras e diversidade alimentar. Especialistas defendem atenção ao sistema agroalimentar e à educação nutricional, em vez da ênfase em suplementos

Descrição da imagem

Educação • 08:52h • 28 de agosto de 2025

Educação do Paraná abre credenciamento para atrair 250 professores

A seleção, retomada após a última edição em 2023, é voltada a docentes em exercício na rede estadual e contempla diversas áreas do conhecimento, como Arte, Ciências, Matemática, Línguas, Educação Especial, Educação Profissional e Projeto de Vida, entre outras

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:26h • 28 de agosto de 2025

Crise climática ameaça aquíferos e pode reduzir oferta de água no Brasil

Estudo da USP e do Inpe alerta que mudanças no regime de chuvas e aumento da temperatura podem comprometer a recarga natural dos aquíferos, afetando milhões de brasileiros que dependem de águas subterrâneas

Descrição da imagem

Mundo • 08:02h • 28 de agosto de 2025

SP amplia pedágios automáticos e população reage contra sistema Free Flow

O governo de São Paulo quer instalar pelo menos 58 novos pedágios automáticos nas rodovias, com investimento de R$ 10 bilhões e concessões de 30 anos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?