Educação • 17:28h • 19 de setembro de 2024
Oficina de escrita científica discute uso responsável de IA em pesquisas acadêmicas
Evento contou com a participação de mais de 1.300 inscritos e discutiu as oportunidades e os desafios do uso de inteligência artificial no campo acadêmico
Da Redação | Com informações do Enap | Foto: Divulgação

A Diretoria de Altos Estudos (DAE) da Enap promoveu o Ateliê de Escrita Científica: usos de Inteligência Artificial (IA) em pesquisa científica, destacando as oportunidades e responsabilidades no uso da IA para trabalhos acadêmicos. O evento contou com mais de 1.300 inscritos, sendo que 564 participaram de forma síncrona.
Ministrada pela professora Josiane Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá, e pelo coordenador-geral de pesquisa da DAE, Rafael Viana, a oficina abordou o uso de IA em diversas fases da pesquisa científica, como revisão de literatura, análise de dados com machine learning e automação de processos. Além disso, os debatedores enfatizaram os desafios éticos, como o uso responsável e crítico dessas tecnologias.
Viana destacou o sucesso da oficina e o interesse crescente no tema: "O retorno do público foi muito positivo, tanto sobre o debate de IA quanto sobre a relevância do Projeto Ateliê de Escrita Científica. Teremos novas edições este ano, com outras temáticas importantes para o fazer científico."
A oficina faz parte de um esforço contínuo da DAE para apoiar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de práticas científicas sólidas e éticas, especialmente com o uso crescente de IA em pesquisas.
Assista na íntegra
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital