Educação • 14:12h • 11 de agosto de 2025
ONC 2025: prazo de inscrição para escolas estaduais termina nesta terça-feira
Com tema “Oceanos”, ONC 2025 já conta com mais de 60 mil estudantes inscritos na rede estadual e promete revelar novos talentos na área de Ciências da Natureza
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Secretaria da Educação de SP | Foto: Divulgação

As escolas da rede estadual de São Paulo têm até esta terça-feira, 12 de agosto, para inscrever seus alunos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2025, uma das maiores competições científicas do país. Gratuita, a participação é destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo matriculados no itinerário formativo da Educação Técnica Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser realizadas no portal e, até o momento, mais de 60 mil alunos da rede estadual já confirmaram presença.
Neste ano, o tema escolhido é “Oceanos”, incentivando os participantes a explorarem assuntos como biodiversidade marinha, ciclo da água e importância dos mares para o equilíbrio climático e a sustentabilidade do planeta. A competição é organizada por cinco instituições de peso, entre elas o Instituto Butantan, a Unicamp e a Sociedade Brasileira de Física, e busca despertar o interesse dos jovens pela pesquisa científica.
A ONC será realizada em duas fases. A primeira, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, será online, com questões objetivas de múltipla escolha. Os classificados avançam para a segunda fase, nos dias 11 e 12 de setembro, que contará com provas dissertativas. Os melhores colocados receberão certificados, medalhas e participarão de uma cerimônia de premiação presencial, novidade para os estudantes medalhistas da rede estadual de São Paulo em 2025.
O professor Rodrigo Fernandes, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc-SP, ressalta que este é o primeiro ano com a categoria “kids”, voltada para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Já escolas como a Aristides de Castro e a Ibrahim Nobre, ambas na capital, mostram que a ONC vai além da competição, servindo para aproximar professores e alunos, incentivar o protagonismo juvenil e até despertar vocações científicas. Para muitas unidades, a preparação envolve provas anteriores, estudos em grupo e uso de recursos digitais, criando um ambiente de entusiasmo e engajamento.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital