• Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
  • Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira
  • Carreta Pegasus retorna ao Natal de Assis com programação de 15 a 19 de dezembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 10:31h • 08 de julho de 2025

Operações de busca e salvamento: entenda as habilidades dos cães bombeiros

Faro apurado e sensibilidade dos animais são essenciais no atendimento de ocorrências

Agência SP | Foto: Secretaria de Segurança Pública/Divulgação

Além da PM, Corpo de Bombeiros também usa cães em operações.
Além da PM, Corpo de Bombeiros também usa cães em operações.

Quem vê de fora não imagina que a base do Corpo de Bombeiros Militar no bairro Ipiranga, na zona sul de São Paulo, possui um dos setores mais especiais e indispensáveis para o serviço de busca e salvamento: o Canil. Com o faro apurado e sensibilidade ímpar, os cães bombeiros desempenham um papel crucial na localização de vítimas em situações de emergências, especialmente quando há escombros ou baixa visibilidade.

Esses heróis de quatro patas atuam em diversas situações, como desabamentos, deslizamentos de terra, soterramentos, busca por pessoas desaparecidas, acidentes e até terremotos. A unidade especializada do Corpo de Bombeiros, única no estado e subordinada ao 5º Batalhão de Choque do Canil da Polícia Militar, conta com 11 cães — cinco deles em treinamento.


Unidade especializada do Corpo de Bombeiros conta com 11 cães. Foto: Secretaria da Segurança Pública

O trabalho desses animais não se restringe ao território paulista. Eles já foram mobilizados para missões como a devastação das chuvas no Rio Grande do Sul no ano passado e o resgate de vítimas do terremoto na Turquia em 2023.

O tenente Danilo César de Oliveira, comandante do Canil dos Bombeiros, relembrou as condições desafiadoras na Turquia, com temperaturas de -9°C e muitas incertezas. Ele enfatizou que o faro e o instinto dos cães foram insubstituíveis na localização das vítimas.

“Nossos cães são ferramentas incomparáveis. Nenhum equipamento ou tecnologia simula algo parecido ao faro deles. Mas, mais do que isso, precisa haver uma conexão entre o cão e o bombeiro, que consegue entender os sinais que o animal emite”, afirmou o comandante. Essa conexão é tão profunda que os tutores chegam a ir ao Canil em seus dias de folga ou durante as férias para passar tempo com seus companheiros de trabalho.

Raças de destaque no Canil dos Bombeiros

O Canil dos Bombeiros conta exclusivamente com fêmeas das raças pastor belga malinois, labrador e rastreador brasileiro, esta última representada por Ayra, de quatro anos.

O cabo Caio Henrique Cortez, tutor de Ayra, explicou que ela é frequentemente escolhida em ocorrências de busca por desaparecidos em áreas de mata devido à facilidade em assimilar odores de roupas ou objetos da vítima.

Cortez iniciou o adestramento de Ayra com pouco mais de um mês de idade e planeja adotá-la quando ela se aposentar. “Levei a Ayra algumas vezes para casa justamente para ir se adaptando ao ambiente. Ela se tornou muito especial para mim”, conta o policial.


Ayra é um dos cães usados pelos bombeiros. Foto: Secretaria da Segurança Pública/Divulgação

Funções dos cães bombeiros e dos cães policiais

As funções dos cães bombeiros e policiais são específicas, dependendo do tipo de ocorrência. Os cães bombeiros são acionados para salvamento e busca de pessoas, enquanto os cães da PM atuam em casos de tráfico de drogas, rastreamento de explosivos, segurança de autoridades ou em grandes eventos, ações de intervenção tática, entre outros.

Treinamento e Saúde dos Cães

Os cães bombeiros passam por treinamentos contínuos para aprimorar suas habilidades em ocorrências, incluindo exercícios de transposição de rios e obstáculos. Todo o treinamento é conduzido por uma equipe especializada, sempre na companhia do tutor do animal, para fortalecer o vínculo e garantir que o cão responda aos comandos.

O Canil dos Bombeiros também dispõe de um veterinário e auxiliares que realizam exames constantes, prescrevem dietas e zelam pela saúde dos cães. Em procedimentos mais delicados, os animais são encaminhados ao Canil da PM, na zona norte da capital, que possui uma estrutura mais adequada para cirurgias.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:02h • 15 de dezembro de 2025

Nova espécie da Mata Atlântica recebe nome de Lula em estudo liderado pela Unesp

Pequeno sapo de montanha do gênero Brachycephalus foi apresentado em artigo da PLOS ONE por equipe internacional e reforça alerta sobre a conservação do bioma

Descrição da imagem

Saúde • 19:29h • 15 de dezembro de 2025

Levantamento aponta alterações anatômicas em 64% dos homens após cirurgia de próstata

Estudo com quase 2 mil pacientes indica curvaturas, afinamento e redução peniana, além de alta incidência de disfunção erétil no pós-operatório

Descrição da imagem

Educação • 18:38h • 15 de dezembro de 2025

ITA 2026 expõe desigualdade de gênero em um dos vestibulares mais difíceis do país

Apenas 6% dos aprovados são mulheres em seleção que reuniu mais de 10 mil candidatos para 180 vagas

Descrição da imagem

Variedades • 17:30h • 15 de dezembro de 2025

Fique Esperto: saiba como se proteger de golpes digitais neste fim de ano

Última campanha de 2025 do Movimento #FiqueEsperto, da Anatel e parceiras, orienta consumidores a adotar práticas seguras nas compras online

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:03h • 15 de dezembro de 2025

Assis Anime Fest 2025 reúne público diverso e consolida evento como principal encontro geek da cidade

Mesmo com domingo chuvoso, edição de 2025 atraiu adolescentes, jovens e famílias inteiras, com jogos, cosplay, cultura pop e programação contínua em espaço coberto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:41h • 15 de dezembro de 2025

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas

Para aproveitar a diversão com segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta para os cuidados essenciais na prevenção de afogamentos em piscinas — um tipo de ocorrência frequente, especialmente envolvendo crianças pequenas

Descrição da imagem

Educação • 16:16h • 15 de dezembro de 2025

Unesp abrirá mestrado para assentados da reforma agrária e quilombolas em 2026

Turma especial terá 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial, em parceria com o Incra, e edital será lançado no próximo ano

Descrição da imagem

Economia • 15:45h • 15 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025