Saúde • 09:45h • 09 de junho de 2024
Os perigos das drogas K: danos ao cérebro e corpo
Especialista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) alerta sobre os riscos dessas substâncias psicoativas
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

As drogas K, uma classe de psicoativos produzidos clandestinamente, representam uma ameaça significativa à saúde pública devido aos seus efeitos devastadores no cérebro e no corpo.
O médico neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Jr., do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), explica os perigos dessas substâncias, que incluem variações como: K2, K4 e K9, além de outros nomes como spice, droga zumbi, ketamina, maconha sintética e supermaconha.
O que são as drogas K?
As drogas K são misturas químicas altamente tóxicas, desenvolvidas para mimetizar o efeito do THC, o principal psicoativo da maconha.
Entretanto, essas substâncias são dezenas ou até centenas de vezes mais potentes, provocando efeitos drasticamente mais intensos e perigosos para os usuários.
A K9, por exemplo, é pulverizada sobre porções de outras drogas como: cocaína, maconha, desomorfina e fentanila.
Efeitos no sistema nervoso central
O uso dessas drogas pode causar danos graves e irreversíveis ao sistema nervoso central. "Pequenas doses podem levar rapidamente a intoxicações graves, paradas respiratórias, danos ao sistema nervoso e até a morte", afirma Oliveira Jr.
Ele destaca que a reação conhecida como anestesia dissociativa, que impede a pessoa de falar ou se mover, é comum entre os usuários, junto com alterações dermatológicas como descamação e mudanças na coloração da pele, justificando o termo “zumbi”.
Sintomas imediatos e a longo prazo
Os efeitos imediatos das drogas K podem variar de euforia e alucinações a paranoia, ansiedade extrema e comportamento violento.
Problemas cardiovasculares, insuficiência renal aguda e convulsões são alguns dos sintomas físicos, enquanto psicopatia e depressão são efeitos psiquiátricos graves.
"Os danos a longo prazo ainda estão sendo estudados, mas incluem a condição de adição com grande deterioração da personalidade e baixa probabilidade de melhora", alerta o especialista.
Apreensão da polícia que desativou um laboratório de K9 | Divulgação: Gov SP
A conscientização sobre os perigos das drogas K é crucial para prevenir o uso e tratar os efeitos devastadores dessas substâncias.
O alerta do HSPE reflete a necessidade de políticas públicas eficazes e programas de reabilitação para combater o uso dessas drogas e proteger a saúde da população.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital