• Netflix e Spotify: serviços de streaming por assinaturas viram prioridade no bolso do brasileiro
  • Tarumã realiza edição especial do Viola na Varanda neste domingo, 24 de agosto
  • Alerta climático: extremos opostos marcam o estado de SP nos próximos dias
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:17h • 22 de março de 2025

Outono: Saúde alerta que estação exige cuidados para doenças respiratórias e alergias

Para evitar os desconfortos que a mudança da nova estação pode provocar, o ideal é manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados

Da Redação com informações da Agência estadual de notícias do Paraná | Foto: Gabriel Rosa/AEN

Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.
Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.

O outono é marcado pela queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, cenário ideal para o aumento da proliferação de vírus e bactérias. Nesse contexto, doenças respiratórias e alergias tendem a ser mais comuns, como bronquites, pneumonias, conjuntivite e rinite alérgica, doenças virais, ressecamento da pele. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados com as doenças típicas da nova estação – o outono, que iniciou na manhã desta quinta-feira (20).

Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.

A alimentação desempenha um papel fundamental para a imunidade. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais como vitaminas A, C, D, E, do complexo B, zinco, selênio, ferro, proteínas são essenciais para que o corpo produza as células de defesa, além de regular a resposta imunológica.

Esses nutrientes são encontrados em uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados variados, como frutas (laranja, kiwi, acerola, ponkã, goiaba, manga, mamão, abacaxi), verduras (de todos os tipos, em especial as verde-escuras), legumes (de todos os tipos, em especial os alaranjados), ovos, peixes, carnes, vísceras, feijões e cereais (especialmente os integrais), sementes e castanhas.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira, nos dias frios a ingestão hídrica tende a diminuir, principalmente a água, importante para o adequado transporte das células de defesa por meio da corrente sanguínea.

“A água auxilia na eliminação de toxinas, manutenção das mucosas úmidas e íntegras para atuar como barreiras contra a entrada de patógenos, além de auxiliar na hidratação da pele. Por isso mantenha uma garrafinha por perto e lembre-se de tomar água frequentemente de forma a manter uma boa hidratação”, diz.

Hábitos Saudáveis

É normal que a vontade de se exercitar diminua com as temperaturas mais amenas. No entanto, é fundamental manter a regularidade da atividade física, pois ela desempenha um papel de extrema importância no fortalecimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.

Seus benefícios vão desde a melhora do fluxo sanguíneo, permitindo que as células do sistema imunológico se movam mais rapidamente pelo corpo, estímulo à produção de células de defesa, melhora do funcionamento intestinal, redução do estresse até ação anti-inflamatória, o que pode ajudar a regular a resposta imunológica.

Os alimentos ultraprocessados que incluem produtos industrializados, em geral, como refrigerantes, bebidas lácteas, salgadinhos de pacote, doces e chocolates, barras de “cereal”, sorvetes, bolachas ou biscoitos, bolos e misturas para bolos, devem ser evitados em todas as estações do ano.

Esses produtos são ricos em sal, gorduras, açúcares, aditivos, corantes, conservantes e outros ingredientes pouco conhecidos, sendo que seu consumo frequente está associado a diversas doenças, como já comprovado por uma série de pesquisas científicas.

A Sesa recomenda ainda:

  • Evite banhos quentes e muito demorados;

  • Utilize hidratantes corporais e labiais;

  • Utilize protetor solar também nos dias nublados e frios;

  • Lave sempre as mãos;

  • Mantenha as vacinas em dia;

  • Mantenha os ambientes limpos e arejados.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:21h • 23 de agosto de 2025

Smart Drugs: o “doping intelectual” que cresce no mundo corporativo; entenda o termo

Pesquisa mostra que pressão por resultados leva profissionais a recorrerem a remédios para turbinar o desempenho

Descrição da imagem

Mundo • 19:36h • 23 de agosto de 2025

Perícias, frotas e laudos: como engenheiros podem atuar no mercado automotivo

Especialista e mentor de mais de 3 mil profissionais destaca nichos como perícias, manutenção de frotas e laudos técnicos como oportunidades além das vagas em montadoras

Descrição da imagem

Variedades • 18:49h • 23 de agosto de 2025

Estudar mesmo sem vontade: estratégias práticas para manter regularidade

Disciplina e planejamento são aliados mais fortes do que a vontade momentânea, explica especialista

Descrição da imagem

Variedades • 18:43h • 23 de agosto de 2025

Netflix e Spotify: serviços de streaming por assinaturas viram prioridade no bolso do brasileiro

Estudo revela que 48% dos consumidores planejam aumentar gastos até 2030; segurança nos pagamentos digitais segue como desafio

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:32h • 23 de agosto de 2025

Tarumã realiza edição especial do Viola na Varanda neste domingo, 24 de agosto

Evento será antecipado em uma semana por ajustes no calendário municipal e promete manhã de música, tradição e encontro comunitário

Descrição da imagem

Variedades • 16:50h • 23 de agosto de 2025

Como são escolhidos os nomes dos medicamentos? Entenda o processo e as regras

Aprovação regulatória pode levar anos e segue normas técnicas para garantir segurança e evitar erros; nomear um medicamento exige técnica, criatividade e responsabilidade

Descrição da imagem

Cidades • 16:11h • 23 de agosto de 2025

Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas

Propostas foram assinadas coletivamente por 92 dos 94 parlamentares da Casa; iniciativa busca reforçar compromisso do Legislativo com fortalecimento do turismo

Descrição da imagem

Educação • 15:53h • 23 de agosto de 2025

Itaú Asset lança desafio universitário sobre investimentos quantitativos com IA

Em sua sexta edição, Desafio Quant é aberto a estudantes de qualquer curso de graduação; participantes recebem curso introdutório em IA generativa

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?