Responsabilidade Social • 17:46h • 23 de setembro de 2024
Parada PCD: uma celebração pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência
SP sedia Parada do Orgulho PCD com mensagens de esperança e luta contra a exclusão
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto

No sábado, 21 de setembro, a Praça Roosevelt, em São Paulo, recebeu a segunda edição da Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PCD), que adotou o tema "Sônia Livre" em homenagem a Sônia Maria de Jesus. Ela foi resgatada em junho de 2023 após viver em condições análogas à escravidão por 40 anos na casa de um desembargador em Florianópolis. A autorização judicial que permitiu seu retorno à família que a explorou gerou protestos e mobilizações em todo o Brasil, ressaltando a necessidade de uma luta contínua contra a exclusão.
"A história de Sônia simboliza a opressão e violência enfrentadas por pessoas com deficiência. Sua volta para um ambiente de escravidão é inaceitável e precisamos usá-la como alerta", destacou Julia Moraes Piccolomini, presidenta da Parada do Orgulho PCD, em entrevista à Agência Brasil.
Durante todo o dia, a parada ofereceu uma programação rica e diversificada, com discursos, shows, apresentações culturais e um desfile de moda inclusiva. "Estamos aqui para expressar que existe uma demanda reprimida de pessoas com deficiência em todo o Brasil. Queremos participar plenamente da sociedade e desenvolver nossas habilidades", afirmou Marcelo Zig, filósofo e vice-presidente da Parada.
São Paulo (SP), 21/09/2024 - Praça Roosevelt recebe a segunda edição da Parada PCD, que celebra a diversidade, a inclusão e o orgulho de ser PCD | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O evento também celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, promovendo reflexão sobre os direitos e a inclusão. "É um momento para levantarmos a bandeira dos direitos das pessoas com deficiência e chamar a atenção para a importância da acessibilidade", explicou Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
São Paulo (SP), 21/09/2024 - Para Júlia Piccolomini (à direita), a história de Sônia demonstra a opressão e violência que podem ser praticadas contra pessoas com deficiência | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A Parada do Orgulho PCD é uma manifestação essencial que busca transformar a percepção da sociedade em relação às pessoas com deficiência, mostrando que seus corpos não são inferiores, mas diferentes. Com essa celebração, os organizadores esperam aumentar a visibilidade e a luta por direitos fundamentais e inclusão social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital