Variedades • 18:38h • 06 de agosto de 2025
Paternidade ativa inspira novos modelos de trabalho entre homens acima dos 40
Homens que cresceram sob o modelo tradicional de provedor ressignificam o papel de pai e profissional, buscando rotinas mais afetivas e alinhadas com seus valores
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
Homens acima dos 40 anos estão desafiando padrões antigos de masculinidade e paternidade ao reavaliar suas carreiras e o papel que desempenham na criação dos filhos. Após décadas ouvindo que ser um “bom pai” significava apenas prover financeiramente, muitos agora desejam algo além: presença, conexão emocional e propósito no que fazem profissionalmente.
Segundo a psicóloga, mentora de carreira e consultora de RH Bia Tartuce, esse movimento é motivado por um incômodo crescente com os modelos herdados do passado. “Muitos cresceram em lares com pais ausentes, emocionalmente ou fisicamente, sob o argumento do trabalho. Agora, eles querem reconstruir esse elo com os filhos, sem abrir mão de suas realizações, mas com novos critérios do que é sucesso”, explica.
Essa mudança de mentalidade se traduz, muitas vezes, em decisões concretas: transição de carreira, busca por autonomia, adoção de modelos mais flexíveis ou até empreendimentos próprios. “Não é mais sobre subir cargos, e sim sobre alinhar o que se faz com quem se é”, aponta Tartuce. Para ela, a reconexão entre identidade pessoal e posicionamento profissional tem sido uma das maiores fontes de bem-estar relatadas por esses homens.
Além de olhar para si mesmos, esses pais estão também educando uma nova geração com outros valores. “Ao mostrar que é possível estar presente, que vulnerabilidade é força e que sucesso inclui vínculos afetivos, eles quebram o ciclo do silêncio emocional que marcou suas infâncias”, afirma Tartuce.
Mas a especialista ressalta que essa transformação exige apoio institucional: empresas e lideranças precisam abraçar modelos de trabalho mais humanos, que reconheçam o valor da paternidade ativa como parte essencial da equação entre produtividade e bem-estar.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo