• Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
  • Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira
  • Carreta Pegasus retorna ao Natal de Assis com programação de 15 a 19 de dezembro
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:02h • 01 de maio de 2025

Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros apoiam redução de metano

Índice é o maior da América Latina e supera média mundial, de 82%

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), o Brasil é o quinto maior emissor de metano do mundo e tem registrado aumento das emissões.
De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), o Brasil é o quinto maior emissor de metano do mundo e tem registrado aumento das emissões.

Pesquisa divulgada na terça-feira (29) mostra que 90% dos brasileiros apoiam ações para reduzir a poluição por metano no país. O índice é o maior da América Latina e está acima da média mundial, que é de 82%. Na edição anterior, em 2023, o percentual no Brasil havia sido de 87%.

O estudo foi encomendado pela Global Methane Hub, uma iniciativa que reúne filantropos, especialistas, organizações sem fins lucrativos e governamentais. Ela conta com mais de US$ 200 milhões em fundos coletivos para acelerar a mitigação do metano no planeta.

Segundo o diretor executivo do Global Methane Hub, Marcelo Mena, o percentual no Brasil reflete os impactos climáticos atuais que o país enfrenta.

 “É por isso que os brasileiros estão demonstrando alguns dos maiores níveis de apoio a ações climáticas ousadas nas Américas. Eles entendem o que está em jogo e veem a redução do metano como prioridade para evitar o aquecimento do planeta mais rapidamente”, disse Marcelo Mena.

A pesquisa mostra ainda que mais da metade dos entrevistados brasileiros (53%) disseram ter familiaridade com o metano. E cerca de quatro em cada cinco pessoas afirmaram apoiar uma medida política específica para exigir captura e uso da poluição por metano desperdiçada na cadeia de suprimentos de petróleo e gás.

Outras medidas seriam monitorar e medir as emissões de metano na agricultura (85% de apoio) e criar um programa para reduzir as emissões do gás provenientes de resíduos, que exigisse separação de recicláveis e proibição de resíduos orgânicos em aterros (90% de apoio).

Metano

De acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), o Brasil é o quinto maior emissor de metano do mundo e tem registrado aumento das emissões. A agropecuária é responsável pela maior parte, sendo o gado de corte a principal fonte do setor.

As emissões de metano (CH4) tem impacto alto no aquecimento global. As moléculas, segundo o SEEG, têm vida útil mais curta na atmosfera (entre 10 e 20 anos) e são 28 vezes mais potentes do que as de gás carbônico (CO2) em um período de 100 anos.

Para o coordenador do SEEG, David Tsai, limitar o metano na atmosfera pode oferecer resultados mais rápidos em comparação com o CO2: reduzi-lo em 45% diminuiria o aquecimento em 0,3 ºC até 2040.

“Apesar de o Brasil ter assinado o Global Methane Pledge em 2021, um acordo voluntário internacional para reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, elas aumentaram 6% nos últimos três anos. O Brasil precisa urgentemente moldar políticas para reverter essa trajetória nos próximos cinco anos”, disse David Tsai.

Metodologia

A pesquisa da Global Methane Hub foi feita em 17 países: Argentina, Botsuana, Brasil, Colômbia, Egito, França, Alemanha, Indonésia, Cazaquistão, México, Marrocos, Omã, Paquistão, Filipinas, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Foram feitas entrevistas online, de 13 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025. Os participantes eram residentes em cada país, com 18 anos ou mais, e tinham acesso à internet. Pesos foram aplicados a idade, gênero, geografia e escolaridade para garantir que as amostras fossem representativas.

Segundo a Global Methane Hub, o mínimo de 750 respostas foi coletado em 12 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Egito, França, Alemanha, Indonésia, México, Filipinas, África do Sul, Estados Unidos e Reino Unido), com margem de erro de aproximadamente 3,58%. Nos cinco países restantes (Marrocos, Omã, Botsuana, Cazaquistão e Paquistão), foram coletadas no mínimo 600 respostas, com margem de erro de cerca de 4%.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:02h • 15 de dezembro de 2025

Nova espécie da Mata Atlântica recebe nome de Lula em estudo liderado pela Unesp

Pequeno sapo de montanha do gênero Brachycephalus foi apresentado em artigo da PLOS ONE por equipe internacional e reforça alerta sobre a conservação do bioma

Descrição da imagem

Saúde • 19:29h • 15 de dezembro de 2025

Levantamento aponta alterações anatômicas em 64% dos homens após cirurgia de próstata

Estudo com quase 2 mil pacientes indica curvaturas, afinamento e redução peniana, além de alta incidência de disfunção erétil no pós-operatório

Descrição da imagem

Educação • 18:38h • 15 de dezembro de 2025

ITA 2026 expõe desigualdade de gênero em um dos vestibulares mais difíceis do país

Apenas 6% dos aprovados são mulheres em seleção que reuniu mais de 10 mil candidatos para 180 vagas

Descrição da imagem

Variedades • 17:30h • 15 de dezembro de 2025

Fique Esperto: saiba como se proteger de golpes digitais neste fim de ano

Última campanha de 2025 do Movimento #FiqueEsperto, da Anatel e parceiras, orienta consumidores a adotar práticas seguras nas compras online

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:03h • 15 de dezembro de 2025

Assis Anime Fest 2025 reúne público diverso e consolida evento como principal encontro geek da cidade

Mesmo com domingo chuvoso, edição de 2025 atraiu adolescentes, jovens e famílias inteiras, com jogos, cosplay, cultura pop e programação contínua em espaço coberto

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:41h • 15 de dezembro de 2025

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas

Para aproveitar a diversão com segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) alerta para os cuidados essenciais na prevenção de afogamentos em piscinas — um tipo de ocorrência frequente, especialmente envolvendo crianças pequenas

Descrição da imagem

Educação • 16:16h • 15 de dezembro de 2025

Unesp abrirá mestrado para assentados da reforma agrária e quilombolas em 2026

Turma especial terá 20 vagas no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial, em parceria com o Incra, e edital será lançado no próximo ano

Descrição da imagem

Economia • 15:45h • 15 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

Salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia, segundo o Dieese

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025