Ciência e Tecnologia • 08:08h • 24 de abril de 2025
Pesquisa revela presença de agrotóxicos nas chuvas do estado de SP; riscos à saúde e meio ambiente
Estudo detecta 14 tipos de agrotóxicos na água da chuva em cidades paulistas, com destaque para substâncias proibidas e com potencial risco para a saúde humana e a vida aquática
Da Redação | Com informações da UFSCar | Foto: Arquivo/Âncora1

Um estudo inédito, publicado na revista Chemosphere, revelou a presença de agrotóxicos nas chuvas das cidades de Brotas, Campinas e São Paulo, no estado de São Paulo, e alertou para os riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Coordenado pela professora Cassiana Montagner, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudo identificou 14 agrotóxicos e cinco compostos derivados nas amostras de água da chuva coletadas entre 2019 e 2021, durante 36 meses de pesquisa.
Dentre as substâncias detectadas, destaca-se o herbicida atrazina, encontrado em 100% das amostras, e o fungicida carbendazin, proibido no Brasil, mas que apareceu em 88% das amostras analisadas. A pesquisa identificou também o 2,4-D, um agrotóxico relacionado à fertilidade humana e que teve suas concentrações elevadas em Brotas, além do fipronil, conhecido por ser tóxico para abelhas e com grande persistência em ambientes aquáticos.
Embora as concentrações encontradas não tenham ultrapassado os limites de segurança da água potável no Brasil, muitos dos compostos detectados não têm regulamentações específicas, o que aumenta os riscos associados à exposição prolongada, especialmente considerando o aumento do consumo de água da chuva devido à escassez de recursos hídricos. A pesquisa enfatiza a necessidade urgente de monitoramento mais rigoroso e regulamentação para os agrotóxicos, além da implementação de políticas públicas eficazes para tratar a contaminação e proteger a saúde pública.
Este estudo contribui com dados valiosos para a discussão sobre a segurança da água potável e o impacto ambiental dos agrotóxicos no Brasil, que é o maior consumidor mundial desses produtos. Ao mesmo tempo, aponta para a urgência de um modelo agrícola mais sustentável e responsável, em harmonia com o meio ambiente e a saúde das populações que dependem dos recursos hídricos para o consumo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor