• Atenção, motoristas: saiba quais ruas serão interditadas neste domingo para a 1ª Leveros Running
  • Castra Móvel retorna a Assis: faça seu pré-cadastro para a 2ª edição do projeto de castração
  • Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 13:10h • 03 de maio de 2025

Pesquisadores criam substituto em pó para o cacau

Composição tem compostos bioativos, fenólicos, flavonoides, fibras, lipídios nutricionais, proteínas e carboidratos, além de ter alta capacidade antioxidante

Agência SP | Foto: Governo de SP

Relatório da Organização Internacional do Cacau estimou um déficit na produção mundial de cacau para 2025 que pode ser o pior em 60 anos.
Relatório da Organização Internacional do Cacau estimou um déficit na produção mundial de cacau para 2025 que pode ser o pior em 60 anos.

A indústria do chocolate está enfrentando uma grande crise provocada pelo alto custo do cacau. A produção do fruto tem sofrido com pragas, impactos climáticos e tensões sanitárias na África, local que concentra a maior parte dessas plantações. Com o objetivo de driblar essa crise, pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram a patente Composição Alimentícia de Chocolate com Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais, que pretende substituir o uso do cacau na produção do chocolate.

De acordo com Suzana Lannes, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e uma das responsáveis pela inovação, a formulação utiliza subprodutos agroindustriais para desenvolver uma formulação em pó que substitui o cacau em pó e o liquor de cacau tradicionais. “A composição tem compostos bioativos, fenólicos, flavonoides, fibras, lipídios nutricionais, proteínas e carboidratos, além de ter alta capacidade antioxidante”, destaca.

Diferencial

Embora existam no mercado produtos semelhantes conhecidos como Cocoa Extenders, Suzana afirma que a tecnologia desenvolvida pela USP se diferencia por ir além da simples substituição. Ela destaca que o produto agrega valor nutricional e promove maior sustentabilidade, ao utilizar subprodutos agroindustriais que seriam descartados. Alguns dos principais subprodutos utilizados derivam do malte empregado na indústria cervejeira.

Entre os diferenciais, destaca-se a elevação do teor de fibras, prebióticos e outros nutrientes, além da capacidade antioxidante da formulação. A formulação é voltada especialmente para a indústria alimentícia e chocolateira, que busca alternativas sustentáveis diante das incertezas do mercado do cacau. A tecnologia permite o desenvolvimento de chocolates e derivados com características semelhantes ao chocolate tradicional, porém, com mais benefícios nutricionais e menor impacto ambiental.

De acordo com a especialista, a substituição promove características sensoriais similares às do chocolate ao leite, com as mesmas cores, texturas e sabor, mantendo a qualidade e sabor do produto. “Assim, a tecnologia prevê a formulação da mistura para substituir o cacau e também de formulação de chocolates, chocolate ao leite e sugestão para substituição em outras formulações que utilizem cacau em pó ou liquor de cacau”, esclarece.

Próximos passos

Segundo Suzana Lannes, a inovação está na fase de protótipo e aplicação em ambiente realista. A equipe está otimista quanto à adoção imediata da tecnologia, especialmente diante da urgência enfrentada pela indústria. O relatório trimestral da Organização Internacional do Cacau, lançado em novembro de 2024, estimou um déficit na produção mundial de cacau para 2025 que pode ser o pior em 60 anos.

“Nossas expectativas nem seriam para o futuro, mas imediatas, pois estamos vivenciando um período de alto custo do cacau, gerado pela crise de oferta da matéria-prima em países africanos como Gana e Costa do Marfim. A diminuição da produção de cacau vem reduzindo a oferta global do chocolate, gerando uma escassez mundial e levando os preços às alturas”, analisa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 19:31h • 03 de maio de 2025

Atenção, motoristas: saiba quais ruas serão interditadas neste domingo para a 1ª Leveros Running

Motoristas devem redobrar a atenção no domingo, dia 4 de maio, com vias interditadas por conta da corrida; alternativas de trânsito são recomendadas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 18:21h • 03 de maio de 2025

Pistache se torna fenômeno de mercado e movimenta milhões no Brasil

Pistache conquista o Brasil: de ingrediente sofisticado a fenômeno de consumo

Descrição da imagem

Policial • 17:03h • 03 de maio de 2025

Interior de São Paulo registra queda histórica nos roubos no primeiro trimestre

Redução de 17,3% nos crimes de roubo, incluindo cargas e veículos, demonstra eficácia das ações policiais

Descrição da imagem

Esporte • 16:46h • 03 de maio de 2025

Pedal Solidário de Cruzália: evento de ciclismo com causa social e premiações

No dia 25 de maio, Cruzália recebe o evento solidário com percursos de 30 km e 50 km, premiações e uma causa nobre

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 03 de maio de 2025

Fora da rota: conheça tendências inusitadas no turismo que conquistam viajantes

Do céu estrelado às arquibancadas e palcos, novas experiências ganham espaço entre os brasileiros

Descrição da imagem

Classificados • 15:55h • 03 de maio de 2025

Energisa abre inscrições para programa de aceleração de carreira com foco em jovens líderes

Programa oferece desenvolvimento intensivo e oportunidades de crescimento em uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:25h • 03 de maio de 2025

Brasil sobe 47 posições em ranking de liberdade de imprensa

Especialistas indicam clima menos hostil pós-governo Bolsonaro

Descrição da imagem

Economia • 14:29h • 03 de maio de 2025

Dia das Mães: 1 em cada 5 consumidores já se endividou com presentes

Pesquisa do Procon-SP revela que o cartão de crédito continua sendo a principal forma de pagamento, mas o endividamento já é uma realidade para muitos consumidores

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?