Responsabilidade Social • 09:40h • 04 de setembro de 2025
PM Ambiental de SP é premiada por tecnologia contra incêndios
Monitoramento realizado por imagens de satélite detecta em tempo real qualquer mudança no solo provocada por queimadas ou desmatamentos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado no combate a crimes ambientais, principalmente em incêndios nas áreas florestais. O prêmio foi entregue pelo Ministério da Justiça e Secretaria da Segurança Pública Nacional (Senasp) pelo uso da plataforma Brasil Mais (Meio Ambiente Integrado e Seguro).
A ferramenta realiza o monitoramento em tempo real do solo com imagens geradas por satélites. Com isso, é possível identificar rapidamente qualquer mudança relacionada ao solo, sejam elas provocadas por incêndios ou desmatamentos, construções em áreas de difícil acesso e até mesmo pela expansão da população.
A unidade premiada foi a 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental, localizada em Fernandópolis, no interior do estado, responsável pela fiscalização em 49 municípios do noroeste paulista.
Em 2024, ano em que a unidade passou a utilizar a plataforma, foram aplicados 411 autos de infrações ambientais por queimada ou desmatamento de vegetação na região, totalizando R$ 19 milhões em multas. Entre janeiro e julho deste ano, o valor chegou a R$ 165 mil.
“A plataforma representa uma economia de tempo e gasto para as forças de segurança, já que o policial só é deslocado para o local quando realmente há um foco de incêndio, identificado previamente pela ferramenta”, disse o capitão Alonso Silva, comandante da 2ª Companhia.
Os dados ficam disponíveis na Central de Comando e Controle da PM Ambiental, que passa as informações para os policiais que estão nas ruas.
Premiação
A premiação que consagrou a PM Ambiental de São Paulo foi realizada durante o encontro nacional de usuários Rede Mais, em Brasília. Na placa, é citado a menção honrosa pelo “uso estratégico da plataforma Brasil Mais no Combate ao Fogo e Identificação do Início do Evento Incendiário”.
“O prêmio é uma coroação do serviço realizado pela Polícia Militar, que utiliza a tecnologia à serviço da população para fazer justiça e criminalizar os verdadeiros culpados pela causa dos incêndios”, disse o capitão Silva.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital