• Estado transfere novos valores de ICMS nesta terça-feira; Assis recebe R$ 695 mil
  • Dia Mundial do Diabetes: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 10:11h • 18 de novembro de 2025

Polícia Civil inicia programa para implantar salas de acolhimento às vítimas de crimes sexuais

Com objetivo de oferecer serviço multidisciplinar e evitar a revitimização, projeto começa por Itaquaquecetuba, Mauá e Itapevi

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer
Atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer

A Polícia Civil de São Paulo deu início a um projeto piloto para aprimorar o atendimento e suporte às vítimas de violência sexual nos municípios da Grande São Paulo. O Programa Ação Protetiva 360º visa oferecer um serviço multidisciplinar para garantir a rapidez na coleta de provas, preservar a integridade das investigações e dar atendimento humanizado às vítimas.

Em caráter experimental de 180 dias, o projeto será implementado nas cidades de Itaquaquecetuba, Mauá e Itapevi. Após o período, será apresentado um relatório detalhado com os principais resultados do programa, para avaliar a continuidade e a expansão para outras regiões do estado.

Esse tipo de atendimento já é realizado no Hospital da Mulher, através do programa Bem-Me-Quer. Para evitar o deslocamento das vítimas que moram na região metropolitana até a capital, o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro) quer viabilizar o serviço e o acolhimento em hospitais locais, diminuindo o tempo de espera e o deslocamento das vítimas.

“A proposta é vantajosa para todos os lados. As vítimas vão economizar tempo e transporte para fazer os exames e os profissionais da área da saúde vão ser capacitados para realizar o atendimento mais adequado a elas, além de dar mais celeridade no encaminhamento da prova”, disse o diretor do Demacro, Luiz Carlos do Carmo.

Rapidez nos exames

Uma das frentes do projeto é padronizar procedimentos de coleta e transporte de material biológico da vítima em até 48 horas, prazo essencial para garantir a eficácia da análise forense e assegurar elementos para a responsabilização penal do autor do crime.

Alguns outros exames como testes de gravidez e de detecção de possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também precisam ser feitos com urgência para a vítima iniciar imediatamente o tratamento adequado nos casos que envolvem estupro.

“Queremos aperfeiçoar um atendimento que já é considerado sensível. Esse projeto piloto será importante para a gente descentralizar e aumentar esses locais com serviço multidisciplinar para vítimas de violência sexual”, disse a coordenadora do Demacro, Jamila Ferrari.

Criação de salas acolhedoras

O projeto deve aprimorar a cooperação técnica e material da Polícia Civil com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, os órgãos de saúde e assistência social, os municípios da Grande São Paulo e as redes de proteção às mulheres e crianças.

O programa também quer intensificar o combate ao estupro de vulneráveis, especialmente nos casos de violência praticada no ambiente familiar, crime que enfrenta alta subnotificação.

A parceria vai priorizar o acolhimento humanizado das vítimas, por meio da criação de salas reservadas e acolhedoras para o atendimento, garantindo suporte psicológico, social e jurídico contínuo durante todo o procedimento policial.

“Essa cooperação é por um bem maior: a vítima. Queremos minimizar as repetições de depoimentos e exames que podem fazer com que ela reviva aquele trauma durante o atendimento médico”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian.

Bem-Me-Quer

A Ação Protetiva 360º, na Grande São Paulo, foi inspirada no projeto Bem-Me-Quer, voltado ao atendimento exclusivo a mulheres vítimas de violência sexual de todas as idades e também vítimas do sexo masculino com até 13 anos incompletos.

O serviço funciona no Hospital da Mulher, na capital paulista e é desenvolvido em parceria entre as secretarias da Segurança Pública e da Saúde.

O programa é um elo essencial para oferecer o suporte necessário à vítima, de modo que ela tenha todo o respaldo durante o registro do crime. Assim, a mulher tem acesso a todos os procedimentos em um único lugar, sem precisar ir a vários equipamentos públicos em busca de ajuda.

Alguns dos serviços médicos e assistenciais prestados são os exames de corpo de delito, atendimento psicológico, assistência social, suporte jurídico e perícia médica. Nos últimos dois anos, foram prestados mais de 10 mil atendimentos pelo programa.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:41h • 18 de novembro de 2025

SP amplia rede de acolhimento e prevenção ao uso de substâncias

Serão 19 novos equipamentos até o primeiro semestre de 2026, com capacidade para atender 2.800 pessoas e gerar 231 empregos diretos

Descrição da imagem

Educação • 11:18h • 18 de novembro de 2025

Unesp abre 451 vagas extras para participantes de olimpíadas científicas

Candidatos não precisam estar inscritos no Vestibular 2026; cadastro pode ser feito de forma gratuita

Descrição da imagem

Cidades • 11:13h • 18 de novembro de 2025

ADFESP convoca associados para Assembleia Geral Ordinária nesta terça-feira (18)

Reunião é neste dia 18 de novembro para eleição de diretoria e alterações estatutárias

Descrição da imagem

Saúde • 10:33h • 18 de novembro de 2025

Gestantes em áreas vulneráveis enfrentam maior risco de perda gestacional

Estudo da Fiocruz traz dados sobre gestação e situação socioeconômica

Descrição da imagem

Educação • 09:25h • 18 de novembro de 2025

Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

Durante balanço do exame, no domingo (16), o ministro Camilo Santana adiantou a novidade, que será implementada na próxima edição. Inep também estuda uma aplicação da prova, em português, nos países do Mercosul

Descrição da imagem

Mundo • 09:02h • 18 de novembro de 2025

O que é verdade e o que é mentira sobre os novos pórticos do Siga Fácil nas rodovias de SP

Veja as principais perguntas e respostas sobre o sistema que traz agilidade, segurança e justiça tarifária e substitui as praças de pedágios

Descrição da imagem

Cidades • 08:50h • 18 de novembro de 2025

EMEI Monsenhor Marcílio Genoni amplia prazo para inscrições do Pré I até quarta-feira (19)

Pais têm até 19 de novembro para garantir a vaga das crianças que ingressarão no Pré I

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:32h • 18 de novembro de 2025

Finanças verdes já são realidade em SP, com R$ 250 milhões destinados a reflorestamento e saneamento

Por meio da Desenvolve SP, Estado de São Paulo reúne investimentos diversificados em fundos florestais, de saneamento e de agro sustentável, incluindo biocombustíveis

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?