• Ação do Maio Amarelo leva conscientização e prevenção de acidentes às ruas de Assis
  • O que não fazer se seu celular cair na água, segundo a Xiaomi
  • Fim do prazo: empresas têm até 31 de maio para se cadastrar no BEEM
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:08h • 27 de maio de 2025

Praia da Cocanha representará o Brasil em prêmio da ONU Turismo

O resultado será divulgado em novembro, durante Assembleia Geral na Arábia Saudita

Agência SP | Foto: Priscila Rodrigues / Banco de Imagens Setur-SP

Praia da Cocanha.
Praia da Cocanha.

A Praia da Cocanha, localizada na estância turística de Caraguatatuba, é um dos oito locais brasileiros escolhidos para representar o Brasil na candidatura ao prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. A iniciativa reconhece destinos que se destacam por boas práticas no turismo rural, com foco em sustentabilidade, preservação cultural e valorização das comunidades locais.

A seleção é coordenada pelo Ministério do Turismo e visa identificar vilas com potencial para servir de modelo internacional.

Nesse sentido, a Praia da Cocanha foi incluída por desenvolver o turismo de forma equilibrada, respeitando o meio ambiente e a identidade local. O reconhecimento coloca Caraguatatuba como um dos destinos turísticos voltados à valorização dos recursos naturais e culturais. Com isso, a Praia da Cocanha segue para a fase internacional da premiação e concorre com vilas de diversos países.

“Caraguatatuba já é um destino bastante procurado por turistas. Com a seleção da Praia da Cocanha para concorrer à esse importante prêmio internacional, a estância ganha mais visibilidade e atrairá mais turistas para conhecer seus atrativos”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O resultado será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.

Conheça a Praia da Cocanha

Situada na região norte de Caraguatatuba, a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha é um exemplo de Turismo de Base Comunitária, que tem como foco o uso sustentável dos recursos naturais e o reconhecimento da história local.

A comunidade participa ativamente da preservação e promoção da cultura caiçara, assim como incentiva práticas turísticas responsáveis, além do respeito aos saberes tradicionais que compõem sua identidade.

Um dos destaques da vila é a Fazenda Marinha de Mexilhão, que realiza visitas guiadas, onde turistas e moradores têm a oportunidade de conhecer de perto as práticas de maricultura artesanal, além de visitar o rancho dos pescadores e maricultores.

Ao final do passeio, os visitantes podem degustar pratos típicos preparados na hora, como o tradicional “lambe-lambe”, feito à base de mexilhão, que também é a estrela do tradicional Festival do Mexilhão, evento anual que celebra a culinária e a cultura local.

Os maricultores comercializam o mexilhão fresco, e mesmo os pedidos sob encomenda são colhidos no dia da entrega, garantindo sabor e qualidade. Deles, derivam diversos pratos que remetem à herança caiçara e fortalecem a identidade gastronômica da região.

Visitação

O valor da visita é R$ 70 por pessoa (com degustação de mexilhão incluída). Outros pratos à base de mexilhão são pagos à parte. As visitas acontecem mediante agendamento, que pode ser feito diretamente com o presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, pelo contato: (12) 99767-2163.

Hospedagem

Para quem deseja aproveitar a experiência do Turismo de Base Comunitária na Praia da Cocanha, a região oferece diversas opções de hospedagem que atendem a diferentes perfis de visitantes. É possível encontrar desde pousadas familiares, com atendimento acolhedor e ambiente simples, até hospedagens mais estruturadas, com vista para o mar e acesso facilitado à vila dos pescadores e à Fazenda Marinha.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:59h • 28 de maio de 2025

PM Ambiental amplia fiscalização contra incêndios florestais no estado

Operação Huracán foi iniciada na segunda-feira com o foco no combate a crimes ambientais

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:08h • 28 de maio de 2025

Por que a DeepSeek ainda não ameaça o Copilot da Microsoft

Apesar do impacto inicial, IA chinesa enfrenta desafios de segurança, privacidade e falta de integração que mantém a liderança da Microsoft no mercado corporativo

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 28 de maio de 2025

Temor de deportações faz brasileiros repensarem viagens aos Estados Unidos nas férias de julho

Mesmo com visto ou autorização eletrônica, relatos de interrogatórios rigorosos e entradas negadas na imigração americana geram insegurança entre turistas

Descrição da imagem

Cidades • 17:20h • 28 de maio de 2025

Ação do Maio Amarelo leva conscientização e prevenção de acidentes às ruas de Assis

Evento na Avenida Rui Barbosa reuniu órgãos de segurança, instituições e comunidade para reforçar a importância da prevenção de acidentes

Descrição da imagem

Cidades • 17:17h • 28 de maio de 2025

Empreendedores têm atendimento gratuito do Sebrae na Praça Roma em Pedrinhas Paulista

Ação acontece na próxima quinta, 29 de maio, com orientações sobre abertura de empresas, crédito, capacitações e apoio ao MEI

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:40h • 28 de maio de 2025

Cachoeiras em SP: opções de turismo na natureza

Com mais de 300 em todo o estado, as cachoeiras são fontes de bem-estar e contribuem com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento do turismo sustentável

Descrição da imagem

Esporte • 16:11h • 28 de maio de 2025

Semifinais do Torneio de Futebol Society movimentam Maracaí nesta quarta-feira

Jogos acontecem a partir das 19h30 no Centro Esportivo e definem os finalistas da primeira edição do torneio

Descrição da imagem

Variedades • 15:38h • 28 de maio de 2025

O que não fazer se seu celular cair na água, segundo a Xiaomi

Marca lista cinco dicas essenciais para quem derrubou o smartphone na água e alerta sobre erros que podem piorar o problema

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?