• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Cidades • 16:52h • 10 de fevereiro de 2025

Procon Marília orienta sobre matrícula em escolas particulares e aquisição de material didático

Órgão de defesa do consumidor segue à disposição da população ao lado do Ganha Tempo

Da Redação com informações da Prefeitura de Marília | Foto: Divulgação

Procon Marília
Procon Marília

O Procon – Marília, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos, informa a população sobre procedimentos em caso de matrícula e/ou compra de materiais didático-pedagógicos em escolas particulares, tendo em vista o período de matrículas e início das aulas.

Segundo a Diretora do Procon – Marília, Valquíria Alves, as escolas podem confeccionar os seus próprios materiais didáticos, exercendo autonomia e liberdade para realização de seu projeto pedagógico, sendo que a vinculação do serviço educacional à utilização de material exclusivo, em princípio, não pode ser considerada uma prática abusiva (venda casada). “No caso da unidade escolar exigir livros didáticos produzidos pela própria escola, essa informação deve estar acessível aos pais/responsáveis antes da assinatura do contrato, ideal que assinem um termo de ciência”, orienta Valquíria.

No momento da assinatura do contrato de prestação de ensino, o consumidor deve ser informado sobre os gastos e a forma de aquisição do material didático, devendo a instituição fornecer ao contratante/consumidor um cronograma de prestação dos materiais de ensino a serem adquiridos indicando, de forma clara, a data limite para aquisição e para entrega do material escolar.

“As instituições de ensino não podem impedir que o aluno reaproveite o material que já foi utilizado por um irmão, por exemplo. O não aproveitamento desse material só é permitido se a publicação estiver desatualizada, afirma a diretora do Procon.

Ainda segundo a diretora Valquíria, as instituições de ensino não podem obrigar o aluno ou seu responsável legal a adquirir, de forma imediata, todo o material pedagógico oferecido no início do ano letivo (pacote fechado desse material), podendo o consumidor optar por adquirir os livros/apostilas que deseja no início das aulas e comprar o restante do material ao longo do ano letivo, conforme a demanda exigida para a execução do projeto pedagógico. Neste aspecto, conduta da instituição de ensino em exigir a aquisição de todo o material escolar no início do ano letivo pode configurar prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

A compra do material pedagógico pode ocorrer diretamente na escola, ou através de empresas parceiras da instituição de ensino, responsáveis pela publicação do material (editoras, livrarias, por exemplo). Nesse caso, o consumidor pode assinar um contrato de fornecimento de material didático, além do instrumento contratual firmado com a escola.

De toda a forma, a aquisição do material didático está estritamente relacionada ao curso contratado na entidade educacional. Assim, na hipótese de haver a rescisão contratual com a escola, há que se considerar também o material didático adquirido pelo aluno para cumprir o plano pedagógico da escola.

“Segundo o entendimento firmado, na hipótese de desistência do curso, antes do início das aulas, o aluno ou seu responsável tem direito à devolução integral do valor pago a título de matrícula, tendo como justificativa o fato de que não haverá prestação de serviço”, explica Valquíria Alves. “A instituição de ensino que se recusar a devolver o valor, incorre em prática abusiva, por exigir vantagem manifestadamente excessiva do consumidor. Da mesma forma, qualquer cláusula contratual que aponte a não devolução da matrícula também é abusiva, sendo considerada nula de pleno direito”.

A seguir, o Procon – Marília relata procedimentos na hipótese de desistência do aluno antes do início das aulas:

Se o consumidor efetuou o pagamento integral ou parcial pelo material, e não houve a entrega do mesmo, ele tem direito à restituição dos respectivos valores pagos, até porque são apostilas pedagógicas da própria instituição de ensino e estão intrinsicamente ligados a prestação de serviço, que não será efetivado pela desistência do aluno; No caso do consumidor já ter recebido, total ou parcialmente, o material exclusivo da escola, o mesmo terá direito à restituição dos valores, com a respectiva devolução dos itens recebidos (apostilas/livros) ao estabelecimento de ensino, desde que estejam intactos, considerando que eles podem ser novamente ofertados.

Em ambas as possibilidades, o consumidor tem o direito de receber comprovante por escrito, formalizando a rescisão do contrato de aquisição destes materiais, cumulado, se for o caso, com a restituição ou compromisso de restituição do que foi efetivamente pago até então, além de o recibo das apostilas/livros devolvidos pelo aluno, bem como qualquer outro detalhamento, de acordo com o caso concreto.

Portanto, a prestação de serviços educacionais pela iniciativa privada deve respeitar as diretrizes traçadas pela legislação nacional que regula o funcionamento da educação, bem como os ditames da legislação consumerista, preservando a harmonia e o equilíbrio nas relações de consumo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025