Saúde • 12:02h • 13 de novembro de 2024
Procon-SP solicita à Meta mais ações efetivas na suspensão de anúncios de “vapes”
Órgão exige transparência e mais eficácia no combate à publicidade de dispositivos de fumar nas plataformas Facebook e Instagram
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Arquivo/Âncora1

O Procon-SP solicitou à Meta, empresa proprietária das plataformas Facebook e Instagram, uma maior efetividade na suspensão de anúncios de “vapes” (dispositivos eletrônicos para fumar) no Brasil. Apesar da empresa alegar estar trabalhando em parceria com a Anvisa para coibir a promoção desses produtos, o Procon-SP aponta que esses anúncios continuam aparecendo nos feeds de notícias de consumidores brasileiros.
A Fundação Procon-SP cobra da Meta maior transparência e esclarecimentos sobre os critérios de suspensão desses anúncios, solicitando documentos que comprovem a colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A instituição também exige informações sobre os métodos utilizados para retirar os anúncios, como ferramentas de busca e se é necessário que haja denúncias de usuários para a identificação das ofertas.
Além disso, o Procon-SP está demandando dados detalhados sobre os anúncios removidos, como o número de anúncios suspensos e as medidas adotadas para impedir a veiculação de novos anúncios. A fiscalização sobre a venda de “vapes” no Brasil é um trabalho contínuo da instituição, que também atua no combate ao comércio desses produtos no ambiente físico, como evidenciado em uma recente operação conjunta com a Polícia Civil, que resultou na apreensão de uma grande quantidade de “vapes”.
Por serem produtos proibidos no país e representarem sérios riscos à saúde, o Procon-SP segue intensificando suas ações para coibir sua venda e publicidade, incluindo também o ambiente digital, em colaboração com plataformas de grande alcance como o Facebook e Instagram.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital