• Pedrinhas Paulista realiza sorteio do IPTU Premiado 2025 neste sábado, dia 20
  • Saúde de Quatá divulga funcionamento dos serviços no recesso de fim de ano
  • Assis entra no Mapa do Turismo Brasileiro e conquista dois certificados inéditos do MTur
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 13:01h • 09 de julho de 2025

Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea

Vendas foram 4,8% acima das registradas no mesmo período de 2024

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.
No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.

A produção de veículos registrou alta de 7,8% no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado e alcançou 1,226 milhões de unidades. A informação foi divulgada na segunda-feira (7) pela Associação nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com a associação, visto isoladamente o percentual é uma boa notícia, mas o contexto do mercado indica que o segundo semestre será bastante desafiador para o setor.

Segundos os dados divulgados hoje, as vendas totalizaram 1,199 bilhão de unidades nos primeiros seis meses de 2025, elevação de 4,8% em relação ao mesmo período do ao passado.

O balanço mostrou ainda que as exportações aumentaram 59,8% (264,1 mil unidades) no primeiro semestre do ano, parte atribuídas à recuperação do mercado argentino.

O resultado coloca o Brasil em uma situação de maior dependência do país vizinho para manter os bons níveis de exportação, já que não houve altas relevantes no envio de veículos para outros países. No semestre, 60% dos embarques foram para a Argentina.

De acordo com a Anfavea, as importações acumuladas do primeiro semestre cresceram 15,6% e chegaram a 228,5 mil unidades.

O presidente da Anfavea, Igor Calvet, ressaltou que esse volume é equivalente ao que se produz anualmente em uma fábrica nacional de grande porte, com mais de seis mil funcionários diretos, sem levar em conta as vagas geradas na cadeia de fornecimento.

“É cada vez mais evidente que estamos recebendo um fluxo perigoso de veículos chineses para o nosso mercado, com um Imposto de Importação abaixo da média global. Não ficaremos passivos com a interrupção de um projeto de neoindustrialização do país e com o avanço de propostas, como essa de redução da alíquota para montagem de veículos semi-desmontados, que não geram valor agregado nacional e geram pouquíssimos empregos”, disse.

Junho de quedas

Em junho, a produção chegou a 200,8 mil unidades, o que representa queda de 6,5 % na comparação com maio (214,7 mil). Na comparação com junho de 2024 também houve queda, de 4,9%.

No mês passado, as vendas totalizaram 212,9 mil – 5,7% a menos do que em maio e 0,6% a menos do que em junho do ano passado.

Já as exportações chegaram a 50,7 mil no sexto mês do ano, 1,7% a menos do que o comercializado no mercado externo em maio, porém 75 % a mais do que os números de junho de 2024.

“Os números de junho nos preocupam um bocado. O dia útil a menos em relação a maio não justifica as quedas que tivemos no mês, de 6,5% na produção, 5,7% nos emplacamentos e 2,7% nas exportações, além de uma alarmante redução de mais de 600 empregos diretos nos últimos meses”, afirmou Calvet.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:36h • 17 de dezembro de 2025

Sound healing ganha espaço no mercado wellness e chega ao SUS

Terapia do som, com raízes milenares, cresce no mercado wellness, é adotada por celebridades e já integra práticas complementares do SUS

Descrição da imagem

Variedades • 19:29h • 17 de dezembro de 2025

Smartphone é causa ou reflexo do sofrimento das gerações Z e Alpha?

Debate sobre saúde mental de jovens cresce, mas especialistas apontam que o problema pode estar mais na cultura digital do que na tecnologia em si

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:38h • 17 de dezembro de 2025

Por que o fator humano vira vantagem competitiva na era da inteligência artificial

Inteligência emocional e pensamento crítico ganham protagonismo à medida que máquinas automatizam tarefas e aceleram decisões

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:44h • 17 de dezembro de 2025

Microdiálogos com IA no WhatsApp viram arma competitiva no marketing

Uso de inteligência artificial no WhatsApp transforma microdiálogos em estratégia central de vendas, atendimento e relacionamento com o consumidor

Descrição da imagem

Educação • 17:16h • 17 de dezembro de 2025

Diretor acadêmico da FEMA é nomeado especialista do Conselho Estadual de Educação

Participação no CEE fortalece a qualificação docente e contribui para o aprimoramento dos cursos da instituição

Descrição da imagem

Educação • 16:53h • 17 de dezembro de 2025

Parceria entre PUCPR e Huawei aproxima universidade do mercado de tecnologia

Universidade passa a sediar centros inéditos de qualidade e operação, unindo formação prática de engenheiros, inovação e excelência operacional

Descrição da imagem

Esporte • 16:13h • 17 de dezembro de 2025

Centro de Práticas Esportivas da USP oferece programação especial de férias em janeiro

De 12 de janeiro a 13 de fevereiro 2026, acontecerão aulas em várias modalidades e para diferentes públicos; inscrições vão de 16 a 19 de dezembro

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:35h • 17 de dezembro de 2025

Pensamento computacional vai além do código e ganha espaço na vida cotidiana

Habilidade reconhecida pela BNCC impacta educação, trabalho e decisões do dia a dia ao estimular lógica, autonomia e criatividade

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025