Esporte • 10:29h • 31 de outubro de 2024
Professor do Programa de Desenvolvimento Paralímpico explica os benefícios do judô
Desenvolvido pelo Governo do Estado, a iniciativa capacita docentes em esportes para a inclusão de pessoas com deficiência
Da Redação/Agência SP | Foto: COB/Governo de SP

Experiente no universo esportivo, especialmente no judô, o professor Cássio Gonçalves ensina a modalidade no Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Conhecido pela força e disciplina que exige, o judô é um esporte que desenvolve habilidades físicas, mentais e sociais.
No 28 de outubro foi comemorado Dia Mundial do Judô e o professor nos contará quais os seus principais benefícios:
Segundo Cássio, o judô é uma ferramenta poderosa para a inclusão. “Eu tinha 23 anos quando comecei a ministrar aulas de judô paralímpico para pessoas cegas. Elas estavam interessadas em aprender, e eu, em ensinar. Foi preciso adaptar alguns golpes para incluí-los na modalidade”, conta.
O professor explica que o judô oferece grandes benefícios: estimula a disciplina, aumenta a autoconfiança e promove a superação entre pessoas com deficiência. Além disso, trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e a interação social. “O judô não só ajuda no lado esportivo, com oportunidades para conquistar bolsas, viajar e competir, mas também os ajuda a perder o medo e elevar a autoestima”, ressalta.
O judô paralímpico também oferece aos praticantes com deficiência a chance de fazer parte de uma comunidade, promovendo cidadania e integração. Com essa proposta inclusiva, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, onde Cássio ministra suas aulas, oferece treinamento especializado, capacitando professores e estudantes de educação física para que possam ensinar o esporte a alunos com deficiência e criar novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e esportivo.
A iniciativa é uma proposta do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes e da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para a secretária de esportes do Estado, Helena Reis, “o judô paralímpico é um exemplo de que inclusão e excelência esportiva podem caminhar juntas. O Programa Paralímpico representa um compromisso com o futuro do esporte paralímpico e, principalmente, com o futuro de crianças e jovens.”
No 28 de outubro, foi comemorado Dia Mundial do Judô. A Secretaria Estadual de Esportes celebra essa modalidade que, além de ensinar a lutar, fortalece a inclusão e a transformação social.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor