Educação • 08:31h • 17 de maio de 2025
Programa de ensino jurídico nas escolas de SP é prorrogado até 2028
Iniciativa promove aulas que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes
Agência SP | Foto: Governo de SP

O futuro da cidadania e da justiça começa na sala de aula. Com esse propósito, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) firmaram na última terça-feira (13) aditamento para a renovação do projeto Procurando Saber até 2028.
A iniciativa, que conecta os jovens ao universo jurídico de forma dinâmica e inspiradora, promove a formação crítica de alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, por meio de encontros presenciais que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes.
Com atividades interativas, como jogos, simulações de júri e orientações conduzidas pelos procuradores voluntários, o projeto transforma o conceito de justiça em uma realidade acessível. Os estudantes têm a oportunidade de entender, na prática, o papel do sistema de Justiça e seu impacto nas relações sociais, ampliando a percepção sobre os direitos e deveres do cidadão.
Mais do que ensinar sobre leis, o Procurando Saber tem como missão despertar vocações, ampliar horizontes e empoderar jovens com conhecimento jurídico, estimulando a participação cidadã e o pensamento crítico sobre o papel das instituições públicas.
Construindo pontes para o futuro
Desenvolvido pela PGE/SP, o programa visa criar pontes entre a juventude e as carreiras jurídicas, demonstrando que o futuro é construído com informação, cidadania e oportunidades reais de transformação social.
“Acreditamos que aproximar os jovens do sistema de Justiça é fundamental para fortalecer a cidadania e formar protagonistas para o futuro do nosso país”, destaca a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.
A renovação do termo de cooperação reafirma o compromisso da PGE/SP e da SEDUC com a educação e o desenvolvimento social, proporcionando aos alunos da rede pública um espaço de aprendizado que transcende os limites da sala de aula, promovendo um olhar crítico e participativo sobre a sociedade. O programa conta ainda com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).
Inscrições abertas
De 12 a 16 de maio estão abertas as inscrições para o 4º ciclo do programa, voltadas a procuradores da ativa e aposentados. Para se inscreverem, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico (https://forms.office.com/r/5bz5PGtqpU). As aulas estão previstas para acontecer ainda no primeiro semestre de 2025. Serão dois encontros por escola e ocorrerão em duplas ou trios.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor