• Assis recebe mais uma edição da Vila Agro com feira rural e shows musicais nesta sexta
  • Obras do artista assisense Alemão Art estão entre os destaques do Favela Gala 2025
  • Novo espaço promete mais conforto para comerciantes e público da Feira da Lua
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:12h • 12 de junho de 2024

Programa Mais Saúde com Agente registra mais de 100 mil inscrições na primeira semana

Prazo para inscrição vai até 24 de junho e apenas pedidos concluídos serão analisados. São 180 mil vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde

Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Divulgação

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes
Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento de agentes

O Programa Mais Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde, alcançou a marca de 103.402 inscrições na primeira semana de abertura do período de submissão. Deste total, 76.352 são Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 27.050 são Agentes de Combate às Endemias (ACEs).

As inscrições, que podem ser feitas até o dia 24 de junho, devem ser realizadas através do site oficial. É importante destacar que apenas as inscrições concluídas serão analisadas, sendo necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

Oferta de vagas e cursos disponíveis

O programa oferece um total de 180 mil vagas distribuídas em todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Para os agentes de saúde dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas recentes enchentes, será ofertado um segundo momento de inscrições, garantindo que todos possam participar.

Objetivos e benefícios do programa

A iniciativa visa atualizar a formação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, alinhando-se às novas atribuições previstas na Lei nº 11.350/2006.

Além de aprimorar a capacidade de análise das informações coletadas nas residências e territórios de atuação, o programa também busca orientar a população com o intuito de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos oferecidos têm o potencial de ampliar as habilidades de acolhimento dos agentes, preparando-os para atender populações vulneráveis com mais eficácia.

Questões como equidade de gênero, raça e etnia, saúde mental e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas são abordadas. Esta estratégia inclusiva visa formar agentes aptos a atender as especificidades das comunidades onde atuam, resultando em atendimentos mais humanizados e assertivos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Compromisso e investimento na formação

Para Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o número de inscritos até o momento revela o comprometimento dos agentes com a qualidade de sua formação e qualificação profissional, refletindo positivamente na sua atuação no SUS.

“O investimento, por parte do Ministério da Saúde, evidencia que esses trabalhadores e trabalhadoras, essenciais para a atenção à saúde nas comunidades e territórios, são prioridade na agenda governamental”, destaca a secretária.

Parcerias e apoio

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Esta colaboração entre diversas instituições fortalece o objetivo do programa de proporcionar uma formação de qualidade, capacitando os agentes de saúde a desempenharem suas funções de maneira mais eficiente e humanizada.

Com o prazo de inscrições aberto até 24 de junho, o Programa Mais Saúde com Agente segue firme em sua missão de qualificar e fortalecer a atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 18:26h • 12 de setembro de 2025

Gestão ineficiente em TI e telecom pode custar até R$ 350 mil por milhão investido

Linhas inativas, pacotes superdimensionados e cobranças indevidas compõem os chamados “desperdícios invisíveis”, que corroem a saúde financeira das companhias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025

Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira

Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:04h • 12 de setembro de 2025

Ilhas brasileiras: estudo revela presença de espécies exclusivas

Pesquisa foi publicada pela plataforma Peer Community Journal

Descrição da imagem

Cidades • 16:49h • 12 de setembro de 2025

Vacinação antirrábica em Maracaí começa neste sábado pelos bairros Vila Nova e Tiemann

Campanha vai percorrer diversos pontos da cidade até outubro, sempre aos sábados, das 8h às 12h

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 12 de setembro de 2025

Sextou em Assis com show da banda Doctor Roll e encontro dos Primatas Arcanos M.C.

Evento no Recinto Ficar será nesta sexta-feira, 12 de setembro, com entrada solidária, música ao vivo e praça de alimentação

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 12 de setembro de 2025

Assis recebe semifinais da Copa CIVAP de Futsal nesta sexta-feira

Pompéia enfrenta Iepê e Assis disputa vaga na final contra Sandovalina no Jairão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:05h • 12 de setembro de 2025

Assis celebra cultura preta com capoeira e baile charme no Barracão da V.O neste sábado

Programação no Barracão da V.O. inclui atividades de Capoeira Angola pela manhã e música preta à noite com renda revertida a projetos sociais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 14:47h • 12 de setembro de 2025

Vai viajar? Portal tem chat para tirar dúvidas sanitárias sobre o Brasil e o Exterior

O chat da “Teleorientação ao Viajante” informa quais vacinas são obrigatórias, as recomendadas, onde encontrá-las e, até mesmo, o status sanitário da localidade. Países das Américas do Sul e do Norte, por exemplo, vivem um surto de sarampo, e a doença pode representar um risco para pessoas não imunizadas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?